Academy Live: Keynote de Barbara Lange do SMPTE

Evento final do SET eXPerience 2021 teve como Keynote de abertura Barbara Lange, diretora executiva do SMPTE, que fez uma análise da sua gestão à frente da entidade, como foram os dois anos de pandemia e os objetivos alcançados.

Carlos Fini, presidente da SET, fez a introdução da convidada especial do Academy Live e disse que a SET reservou o Keynote para  Barbara Lange porque ao longo dos anos ela e o SMPTE “ajudaram muito a nossa entidade. Agradeço pela ajuda e pelos conteúdos entregues à SET durante estes anos. O SMPTE teve participações excelentes na definição de padrões e tecnologias para a  nossa indústria. Agradecemos pela ajuda e colaboração do SMPTE e digo-lhe que queremos seguir com a colaboração”.

No Keynote intitulado “SMPTE: Inovação durante a pandemia”, a diretoria executiva do SMPTE disse que ao longo dos mais de 105 anos a entidade trabalhou em prol do audiovisual, mas que a crise sanitária provocada pela Covid-19 impactou a entidade, com perda de associados, mas também pela “perda de interação física. Sentimos não apenas o impacto financeiro, mas também a interação. Nesse sentido, a implementação de novos cursos e novas formas de interação para avançar na pandemia foram importantes. Temos sido muito inovadores no período”.

Barbara disse que a entidade usou a pandemia para inovar, “criamos o SMPTE+, uma plataforma através da qual entregamos mais conteúdos com palestras no Zoom e conteúdos on-demand, e assim chegamos a nossos associados”. Comentou ainda que o SMPTE realizará eventos híbridos em 2022: “Nossa Seção SMPTE Austrália está planejando seu evento em março, no Reino Unido em maio, e em Montreal e Toronto em junho. Todos têm a vantagem de servir a comunidade local com o melhor conteúdo, além da conferência anual de 22 a 24 de outubro em Hollywood”.

A diretora executiva da SMPTE disse, ainda, que a mídia no Cloud é um tema fundamental para o futuro já que a “cloud permite a interoperabilidade”. Nesse momento, explicou o Sistema RIS (Rapid Industry Solutions) com on-set virtual production. “Hoje temos mais de 40 membros no sistema, a iniciativa trouxe pelo menos 10 mil novos membros para a SMPTE, unindo a educação, a interoperabilidade e os projetos que são liderados por voluntários onde trabalhamos a produção virtual”.

Um mercado que, segundo Barbara, emergiu nos últimos tempos e hoje “une ferramentas de produção tradicionais com realidade virtual e aumentada, CGI e tecnologias de motor de games em tempo real. A produção virtual alavanca uma grande quantidade de tecnologias, e se beneficia da interoperabilidade. De acordo com pesquisa do Grand View Research, o tamanho do mercado de produção virtual global foi avaliado em US $1,41 bilhões em 2020 e deve se expandir anualmente, a uma taxa de 16,7% até 2028. A interoperabilidade e a educação são essenciais para trazer eficiência a este novo espaço dinâmico, e o SMPTE tem um papel importante a desempenhar aqui”.

Se quiser assistir ao Keynote completo, clique no vídeo abaixo:

Por Fernando Moura, em São Paulo