A nova era do streaming

O ano de 2020 marca o período em que as plataformas de streaming se tornaram a forma onipresente com que o público consumia conteúdo e deixava as empresas de mídia tradicionais para trás. Prova disso, segundo a CTA, é o aumento de 400% no crescimento de assinaturas de plataformas de streaming desde março de 2020.

Para debater sobre o tema, a CES recebeu Sarah Lyons, vice-presidente sênior em Experiência de Produto da WarnerMedia; Stefanie Meyers, SVP de Distribuição da STARZ; e Sandeep Gupta, VP e GM Fire TV da Amazon. A moderação foi de Brent Weinstein, diretor de Inovação da United Talent Agency.

A primeira a falar foi Sarah Lyons. Ela é responsável pelo HBO Max e destacou a importância de ter uma equipe forte para garantir uma experiência agradável para os consumidores.

“Nós combinamos décadas de experiência na inserção de tecnologia e entretenimento. Buscamos pessoas, tanto de dentro quanto de fora da empresa, para o HBO Max. Sabíamos que elas têm aquela sensibilidade de entender o consumidor, ouvir o seu feedback, pensar sobre a jornada do cliente no final do dia e também emparelhar isso com a apresentação do conteúdo da melhor maneira possível. Acredito que os três pilares que nos levarão ao sucesso são o conteúdo, o produto e a tecnologia”, ressaltou Lyons.

Gupta destacou como a Fire TV é um agregador de conteúdo e como a tecnologia é utilizada para facilitar a navegação e o consumo dos conteúdos.

Segundo o executivo da Amazon, “estamos trabalhando em meio a uma transição de gerações em que você tem diferentes idades, diferentes grupos de pessoas que sabem como usar a TV de uma única maneira e você tem de trazê-los como clientes. Quando começamos a Fire TV 6 anos atrás, foi com a visão de fazer conteúdo de TV para o streaming com o acesso mais fácil possível. Fizemos isso com uma interface de voz, que é provavelmente a maneira mais fácil de navegar e encontrar o que você deseja. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com parceiros, como Starz, na integração de conteúdo, integração de catálogo para que seja possível encontrar seu conteúdo favorito com sua voz. Nossa missão é sempre tornar a experiência mais simples possível, chegando ao conteúdo que você mais gosta.”

A pandemia fez o número de assinaturas dos serviços de streaming disparar, devido à necessidade de isolamento social. Para Meyers, a grande questão é manter essa grande leva de assinantes fiéis e dentro da plataforma.

“Eu penso nisso como jogos de aquisição e retenção. Você tem esses momentos que são um grande marketing, onde você atrai assinantes, cria conhecimento sobre seu produto, mas precisa mantê-los lá. Você precisa ter um conteúdo de alta qualidade que continue a tornar seu serviço relevante”, destacou a SVP de Distribuição da STARZ.