Amazon, Google e Twitter falam sobre privacidade e confiança do usuário

Privacidade e confiança continuam sendo fundamentais para o futuro da tecnologia de consumo. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que as empresas estão fazendo para proteger as informações que compartilham, e a transparência nesse espaço está relacionado diretamente à confiança do consumidor.

Para debater este tema na CES 2021, foram convidados Anne Toth, diretora da Alexa Trust da Amazon; Damien Kieran, diretor de Privacidade do Twitter; e Keith Enright, diretor de Privacidade do Google. O moderador foi Rajeev Chand, head de Pesquisa da Wing Venture Capital.

Para Anne Toth, 2021 será um ano em que empresas e pessoas terão que elevar o padrão de como gerar confiança em geral.

“Quando pensamos em 2020, percebe-se o quão importante é a tecnologia para nossas vidas. Muitas coisas que consideramos divertidas, tornaram-se realmente muito importantes, senão, fundamentais em nosso dia a dia. Vemos casos em que cada vez mais pessoas usam nosso produto (Alexa) para interações muito importantes, tanto pessoais quanto profissionais. Atendemos uma grande comunidade de usuários com diversas necessidades de acessibilidade. Para muitos desses clientes, Alexa significa uma vida independente. É essa confiança elevada que queremos manter em 2021”, afirmou a diretora da Amazon.

Kieran destacou que a transparência à respeito da privacidade dos dados será o foco em 2021 e funcionará ao redor da inteligência artificial (IA) e do machine learning (ML).

“Quando pensamos em 2021, nosso grande foco está na transparência. A transparência é, obviamente, algo importante para o Twitter e é conceitualmente abrangente. Na perspectiva da privacidade, a questão de transparência está em torno de IA e ML. Tentamos garantir que as pessoas entendam a essência do processo: quais dados coletamos, como os usamose quando os compartilhamos. Tornou-se mais pertinente na esfera de IA e ML, e acho que são essas tecnologias que se tornaram mais onipresentes para tudo o que estamos usando e fazendo online no mundo. Acho que a transparência nesse espaço será incrivelmente brilhante. Haverá confiança quando se trata de privacidade”, ressaltou Kieran.

Enright destacou o comportamento das pessoas em sua fala. Por causa da pandemia, ele comentou que as pessoas intensificaram o uso de tecnologias para intermediar suas atividades e suas relações. Por outro lado, esse uso e dependência maiores fez com que as pessoas ficassem mais atentas e preocupadas com a segurança e privacidade de seus dados online.

“As pessoas estão confiando mais no progresso tecnológico de produtos e serviços. Elas percebem que suas experiências no mundo são cada vez mais intermediadas pela tecnologia e isso tem aumentado a ansiedade e apreensão de como as empresas garantem a privacidade e segurança de dados e informações online. Para 2021, o objetivo é garantir que os usuários fiquem seguros e produtivos quando estiverem online”, afirmou Enright.