O desenvolvimento do 5G em pauta na CES 2021

O terceiro dia da CES 2021 reservou um painel voltado para a análise do primeiro ano da tecnologia 5G sob a perspectiva do cliente – empresas, governo – e fornecedor – operadoras, fornecedores – com uma discussão sobre casos de uso e criação de valor.

A moderação ficou a cargo de Dan Littmann, diretor da Deloitte Consulting, e os palestrantes foram Anne Chow, CEO da AT&T, e Alejandro Holcman, SVP da Qualcomm Technologies. Eles refletiram sobre as lições aprendidas em torno do espectro, arquitetura para implantação de fibra e as principais conclusões para alimentar a inovação 5G.

Para Chow, “ainda estamos em uma fase inicial de entendimento de qual é o verdadeiro poder do 5G e o que esta tecnologia nos permitirá, por exemplo, em termos de velocidade, latência e conectividade em massa.”

A CEO da AT&T destacou que a demanda do cliente ainda é o que nove a inovação e adoção de novas tecnologias. “Alguns falam que o 5G é a próxima Revolução Industrial. Porém, O que vai configurar essa rede de inovação para produtos, serviços e dispositivos será pautado na vontade do cliente acima de tudo”, afirmou.

Holcman fez um panorama em relação aos dispositivos 5G e o que podemos esperar deles no futuro próximo. “Nós na Qualcomm temos um dispositivo 5G de terceira geração, o Snapdragon 888, que possui capacidades de filmagem avançada, inteligência artificial, GPU, performance de desempenho crítico e baixo consumo de bateria. Estou animado com a próxima geração de dispositivos que terão a capacidade de usar qualquer banda que estiver disponível e agregar essas bandas, então, você terá a velocidade necessária para suas atividades.”