SET e TRINTA: Plataformas híbridas surgem como solução para o mercado satelital no apagão analógico

Expositor analisa a digitalização no Brasil, discute os desafios e as oportunidades, e revisa o papel dos satélites na migração digital

SET e Trinta 2016A segunda palestra do segundo dia do SET e TRINTA 2016 mudou o foco e se centrou no mercado satelital no Brasil. O Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Comercial & Marketing da Eutelsat, Markus Fritz, explicou os principais aportes que podem ser dados pelas empresas satelitais no processo de migração de TV Digital.

Na palestra “A contribuição da tecnologia satelital no desligamento analógico”, Fritz lembrou que migração digital está progredindo rapidamente a nível mundial e um número crescente de lares com televisão estão trocando o sistema analógico pela recepção digital.

A digitalização, no Brasil, está criando novas oportunidades para a indústria de radiodifusão, trazendo inovações (como conteúdos em HD e, até mesmo, em Ultra HD), além de serviços de televisão interativa/híbrida.

Neste contexto, o executivo analisou o mercado na América Latina e mostrou como os diferentes países da região estão desenvolvendo os seus processos de transição. Fritz ressaltou que o México encabeça o desenvolvimento de conversão para o Digital, mas, destacou que ainda há um longo caminho a percorrer, com países em que o processo poderá ser concluído “apenas em 2024”, ponderou.

Na visão do palestrante, a questão é determinar os tempos de expansão em cada país, mas, a combinação de sinais de TDT e DTH (Satélite) podem ser uma solução, porque são mais baratos, abrangentes e já estão desenvolvidos tendo infraestrutura existente trabalhando como TV Digital, HDTV, UHDTV e IP, em conjunto ou individualmente.

Desta forma, a solução seria uma plataforma híbrida com redes satelitais e terrestres que, por exemplo, combinem sinais de banda C e banda KU, ou sinais de Banda KU mediante a utilização do satélite Eutelsat 65 West B, argumentou Fritz que, ao final de sua apresentação, mostrou cases internacionais de plataformas híbridas – um na França e outro na Itália, além de projetos desenvolvidos África.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

Transmissão ao vivo desde a NAB 2016

A Revista da SET acompanhando as tendências tecnológicas inovadoras, irá utilizar o aplicativo Periscope, que possibilita transmissão de áudio e vídeo em tempo real, em sua cobertura no Congresso da NAB e NabShow diretamente de Las Vegas nos Estados Unidos.

Para poder acompanhar as transmissões o interessado deverá adquirir gratuitamente o aplicativo em sua loja IOS ou GooglePlay.

Outra forma de acompanhar é seguir a conta do Twitter da revista: @Revistadaset, pois assim a cada início de transmissão uma notificação será enviada para o usuário.

Serviço

Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow

Datas: 18, 19 e 20 de abril

Horários: 6h30 às 9h40

Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: