Yahsat e Hughes lançam joint venture de serviços via satélite no Brasil

Fusão busca atender à demanda por soluções residenciais, empresariais e de operadoras no mercado brasileiro

A Hughes Network Systems e a Al Yah Satellite Communications Company (Yahsat), operadora via satélite baseada nos Emirados Árabes Unidos e controlada pela Mubadala Investment Company (Mubadala), anunciaram o início de uma joint venture para fornecer serviços de banda larga via satélite no Brasil. Agora operando sob o nome Hughes do Brasil, a nova empresa une as décadas de experiência da Hughes no fornecimento de serviços e redes satelitais no Brasil com o forte posicionamento e o potencial da Yahsat na região.

“Temos o prazer de anunciar o início da nossa joint venture brasileira com a Yahsat, nossa parceira de longa data, neste mercado tão importante”, disse Pradman Kaul, presidente da Hughes. “Essa parceria aumenta nosso comprometimento em levar as várias vantagens essenciais da conectividade a comunidades e negócios que não têm acesso a esse serviço.”

Masood M. Sharif Mahmood, CEO da Yahsat, acrescentou: “O começo dessa joint venture com a Hughes vai permitir que pessoas em todo o Brasil tenham acesso aos benefícios sociais e econômicos dos serviços de banda larga de alto desempenho tanto da Hughes como da Yahsat. Queremos trabalhar com a Hughes para fornecer soluções de conectividade de alta qualidade para todos os segmentos de consumo ao unir a força de nossas missões combinadas. Queremos fazer esse negócio crescer juntos no futuro”.

A joint venture foi anunciada em maio de 2019, durante a conferência Satellite 2019, realizada em Washington, D.C., e passou por todos os trâmites regulatórios necessários. Como resultado, a Hughes detém 80% da Hughes do Brasil, e a Yahsat, 20%.

Além de fornecer serviços por meio dos satélites Hughes 65 West e Hughes 63 West, a Hughes do Brasil agora vai fornecer serviços pelo satélite Al Yah 3, satélite de banda Ka da Yahsat. A empresa vai utilizar a tecnologia de rede terrestre com o sistema JUPITER™ – o padrão da indústria de facto – para entregar serviços de alta eficiência por meio do satélite da Yahsat em todo o País, otimizando o desempenho e a taxa de transferência.

Os serviços oferecidos pela Hughes do Brasil incluem a HughesNet, escolha número um para internet via satélite veloz para residências e pequenas e médias empresas; serviços de rede gerenciadas, incluindo todos os tipos de tecnologia de transporte; hotspots de Wi-Fi comunitário que levam internet pré-paga a preços acessíveis para comunidades rurais; e soluções de backhaul de celulares para que operadoras de telefonia possam levar conectividade a pessoas e comunidades em todo o Brasil que não possuem acesso por via terrestre.