TV Cultura e FIAT/IFTA realizam seminário em São Paulo

Capital paulista analisa em seminário internacional “Arquivos Audiovisuais na América Latina: Acesso, Valor e Preservação”. Associados da SET tem desconto de 25% nas inscrições usando código promocional que deve ser solicitado pelo e-mail [email protected].

A TV Cultura e a Federação Internacional dos Arquivos de Televisão, FIAT/IFTA, em parceria, realizam nos dias 19 e 20 de Março, na sede da emissora, em São Paulo, o Seminário Regional “Arquivos Audiovisuais na América Latina: acesso, valor e preservação”.

Em comunicado a emissora afirma que “a mídia audiovisual domina a sociedade da informação e a televisão se destaca como uma das mais poderosas e também mais próximas da vida cotidiana – não só para informar mas também para entreter. Estamos todo o tempo rodeados por sons e imagens em movimento. Mas o que acontece com essa memória audiovisual? Onde e como está organizada e preservada para as gerações futuras? Como potencializar o seu uso?”

Por este motivo, a organização afirma que está “será uma oportunidade única de ouvir, aprender e discutir os efeitos da transformação digital na organização dos arquivos com especialistas da área e fornecedores das novas tecnologias de mídia”. E destaca que “a urgência em salvar os arquivos analógicos da obsolescência e deterioração será discutida com uma visão de futuro assim como a utilização da tecnologia para preservar, catalogar, acessar e valorizar o conteúdo audiovisual.

Entre os palestrantes já confirmados estão: o dramaturgo Silvio de Abreu; a direção da Federação Internacional dos Arquivos de Televisão: Brid Dooley, Jacqui Gupta e Brecht Declerc; da TV Cultura: o presidente José Roberto Maluf, o diretor técnico Nelson Faria, o gerente do Cedoc José Maria Pereira Lopes, o gerente de Multimídias Danilo Rocha, e a consultora Rita Marques; do SBT: o diretor Raimundo Lima e o consultor de novas mídias Teder Morás; representantes dos arquivos das televisões da RTP de Portugal: Hilário Lopes da TVN do Chile, Amira Arratia da RTVE da Espanha, Virginia Bazan da Argentina, Mariela Molina e Silvia Massafero do Canal 9, Julio Fernández Baraibar da RTA, Maria Carnevale e Adriano Adoryan da EBC; os professores Fernando Moreira, da Univap, José Augusto Mannis, da Unicamp, e Áureo Busetto, da Unesp; o coordenador do acervo audiovisual do SESC, João Zílio; o diretor da Media Portal, Fabio Tsuzuki; a cineasta Angela Zoé; o jornalista Ingo Ostrovsky; e o CEO da NOA, Jean-Christophe Kummer; Roberto Duif diretor de vendas da VSN para a América Latina, e Erick Soares da Sony Brasil.

O Seminário na TV CULTURA será uma ocasião imperdível para os profissionais e interessados na área se conectarem e conhecerem novas tendências e usos no domínio audiovisual, finaliza o comunicado dos organizadores.

Para participar, clique aqui:

Serviço:

Arquivos Audiovisuais na América Latina: Acesso, Valor e Preservação

TV Cultura – Rua Cenno Sbrighi, 378, Estúdio C, Barra Funda – São Paulo, SP

19 de março: 8h30 – 18h00

20 de março: 9h30 – 20h

Por Fernando Moura, em São Paulo