SET Norte 2016 analisa tendências da indústria audiovisual

Novas tecnologias exigem cada vez maior capacidade de armazenamento e inovação em uma indústria que avança para níveis de qualidade técnica e operacional cada vez maiores

Erick Soares (Sony), na palestra “Arquivamento digital na Era Beyond Defintion”, afirmou que há uma grande preocupação no mercado broadcast, em relação a como preservar os conteúdos e dados que estão sendo produzidos.

“Não só o mercado broadcast, mas o mercado de TI e o mercado de telecomunicações têm sinalizado uma preocupação em relação à preservação da informação à longo prazo. A própria Oracle, em pesquisa de 2012/2013, apontou que uma das grandes preocupações do executivos tem a ver com isso, com essa dinâmica de preservar informação em longa data, que é relativamente recente no mercado de TI, mas já vem sendo uma constante na indústria.”

Salustiano Fagundes (SET/HDX) apresentou “os novos paradigmas tecnológicos da televisão: bigdata, sensoriamento, IOT, startups, drones, mobile, wearables, realidade virtual e transmídia”, e mostrou que estamos chegando ao momento em que não se falará mais de Gigabytes e Terabytes, mas sim Zettabytes e Pentabytes.

“O diferencial hoje é, além de estar em todas as plataformas, saber trabalhar com os dados que são gerados pelo acesso dessas plataformas. Um ponto que o Netflix percebeu muita rapidamente foi o trabalho com os algoritmos. As pessoas querem acessar conteúdos on demand, mas é preciso conhecer a audiência. Estamos começando uma nova etapa de investimentos nos algoritmos, com o objetivo de fidelizar o público.”

img_4613

Transmissões esportivas ao vivo

Armando Moraes (EVS Brasil), na palestra “Soluções avançadas para transmissão de eventos esportivos ao vivo”, explicou como os servidores se adequaram a esse tipo de transmissão e afirmou que “as demandas em transmissões esportivas têm crescido muito, com necessidade de trabalhar com mais canais, grafismos em real time e slow motion, além de precisar saber trabalhar com as aplicações multimídia”.

“O servidor que tínhamos antes da Copa do Mundo 2014 utilizava oito canais para transmitir de uma arena. Para a Olimpíada, lançamos o XT-3 com a possibilidade de trabalhar com doze canais (oito entradas e quatro saídas). Mesmo assim, a exigência continua grande e os nossos clientes estão pedindo mais canais, por conta das câmeras de alto frame rate. Além das demandas em 4K que, partir do NAB do ano que vem, teremos opções de trabalho com até seis canais”, adiantou.

img_4648

“Quando se fala em produção, um cliente nosso que fez a cobertura da Olimpíada precisou gravar 40 sinais simultaneamente. Esses sinais gravando no servidor XS vão, por streaming, pelo sistema da AVID, enquanto o material está chegando, sem precisar esperar o arquivo todo. Isso propicia uma vantagem muito grande a quem trabalha com esportes ao vivo”, ponderou. “A partir do ano que vem, também, teremos um cliente no Sul trabalhando com esse workflow.”

Na parte de grafismos e replays, as exigências também aumentaram, segundo Moraes. “Com a nossa linha de produtos Epsio, conseguimos soluções de zoom de até 300 vezes entrando em 4K e saindo em HD sem granulações e perda de qualidade, e recepção de metadados com  o Epsio FX-Reveal, que possibilita usar esses metadados e real time na tela.

O palestrante apresentou, ainda, o que a EVS tem produzido na área de multimídia e afirmou que precisam atender, além da televisão, outras plataformas. “Em um carro de transmissão de futebol, por exemplo, temos hoje 20 câmeras chegando na transmissão de um jogo. Colocamos esse material à disposição na nuvem e o usuário pode acessar, on demand. É a nossa solução C-Cast 3.3, que foi utilizada por várias emissoras na transmissão da Euro 2016, disputada na França, e já foi testada no Brasil pelo Globoesporte.com. Também estamos trabalhando com soluções IP e 4K em parceria com a Alliance for IP Media Solutions”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA SET NORTE 2016

TRANSMISSÃO AO VIVO DAS PALESTRAS: CLIQUE AQUI 

LOCAL/ HORÁRIO

O SET Norte ocorre nos dias 9 e 10 de novembro de 2016, das 9h às 18h, no Centro de Convenções Estúdio 5 (Av. Gen. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial, Manaus – AM).