Segunda Tela na TV Digital discutida no SET Norte

ases de projetos de Segunda Tela produzidos no Brasil e no mundo explicados por um investigador da FUNAPI, Manaus

Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues (FUCAPI – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) ministrou a palestra “Proposta para disponibilizar Segunda Tela aos usuários de TV Digital Aberta no padrão ISDB-Tb”.

O professor da FUCAPI começou a sua palestra explicando aos presentes o que é a Segunda Tela afirmando que esta “pode ser descrita como o conteúdo interativo acessível através de dispositivos portáteis como Tablet, PCs e Smartphones; e este conteúdo adicional é fornecido para os telespectadores quando eles acessam conteúdo de mídia ligado a um conteúdo da 1ª Tela (a TV) como por exemplo, um filme, show ou outro programa de televisão”.

Assim, ele disse que “o fenômeno Segunda Tela é a tendência de ver TV e  simultaneamente usar dispositivos móveis para fazer comentários on-line sobre a programação que está sendo exibida, sendo que o recurso serve como ponte entre redes sociais e TV, e pode proporcionar a interação entre anunciantes e consumidores”.

Para o investigador, os radiodifusores podem beneficiar-se com a Segunda Tela impedindo que os telespectadores desviem a atenção da TV para a internet; expandindo e engajando a audiência, criando lealdade; permitiendo que os produtores ajustem e produzam conteúdos com base nas interações captadas na Segunda Tela; e criando um ambiente onde os fãs podem se encontrar.

Albuquerque Rodrigues detalhou algumas aplicações de Segunda Tela no Brasil e no exterior, com destaque para a empresa Irlandesa Notion que “tem um conceito diferente de interação com programas de televisão. O Meta-Mirror, que tem como proposta enriquecer o que é assistido sem interromper nada no televisor. Porém, ainda é impossível afirmar se a tecnologia mais atrapalha (com duas telas da mesma programação) ou ajuda (com parcerias de interatividade sem interromper a transmissão original)”.

O investigador explicou aos presentes um projeto desenvolvido na FUNAPI para telespectadores de TV abierta. “A proposta foi criar um protótipo onde a Segunda Tela será disponibilizada aos telespectadores que não possuem TV por assinatura. Ao final da pesquisa foi proposto uma plataforma que permitirá o acesso, visualização e interação, dos usuários de TV aberta, a outros conteúdos pertinentes ao programa em exibição na TV aberta. Com este projeto a interação é múltipla com a possibilidade do telespectador interagir com o conteúdo sem interferir na privacidade dos demais; e o sincronismo e os métodos de acesso serão automáticos e transparentes para o usuário”.

A proposta da FUNAPI pata TV Digital com utilizando o middleware Ginga oferece sem necessidade de mudança na estrutura física do sistema de transmissão um acréscimo da informação de Segunda Tela na tabela AIT do pacote BTS, recuperando na recepção a informação de second screen da tabela AIT a partir do conteúdo recebido mediante um único aplicativo em um dispositivo móvel.

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo ao vivo clique em um dos links abaixo:

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – https://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

 

Por Fernando Moura, em Manaus