Comunicações em foco no SET Nordeste

Ricardo Calderon, diretor de Vendas da Eutelsat, ministrou a palestra “A tecnologia de satélite acelerando a digitalização”, na qual afirmou que o satélite “pode ajudar a acelerar o processo de switch-off da TV analógica no Brasil”.

Ricardo Calderon, diretor de Vendas da Eutelsat

Ricardo Calderon, diretor de Vendas da Eutelsat

Em sua comunicação, o executivo apresentou a experiência da Eutelsat em outros mercados de tecnologia de distribuição de sinais digitais via satélite e afirmou que este é “o meio mais rápido e eficaz na implantação de redes de distribuição de televisão”.

O maior desafio do mercado broadcast brasileiro, na opinião de Calderon, é garantir o switch-off com orçamentos limitados e precisando alcançar locais de difícil acesso.“O principal desafio é como evitar a exclusão digital, isto é, como fazer para que menos gente fique sem TV”. Uma solução apontada pelo executivo seria “a distribuição via satélite, com uma única fonte com distribuição e custo beneficio viável, ampla cobertura, independência de infraestrutura, independência de fronteiras, e capacidade de manusear vários formatos de vídeo”.

Com um estudo de caso na Europa, mais precisamente na França, Calderon explicou como o governo do país criou um serviço via satélite free-to-view, que possibilitou enviar sinal de TV Digital via satélite aos telespectadores que não tinham recepção de TV Digital Terrestre.

O executivo explicou o funcionamento do satélite Eutelsat 65 West e indicou como, a partir de um canal de digital BTS comprimido, o equipamento consegue alimentar em HD a “rede de distribuição digital de uma emissora”.

Intercom para Broadcast

Amauri Ramos, gerente de Marketing e Ventas da RTS

Amauri Ramos, gerente de Marketing e Ventas da RTS

A palestra também analisou novidades em conectividade IP para as soluções de Intercom, trazendo seus diferenciais competitivos e integração com outras plataformas de áudio, mostrando como estas contribuem na comunicação dos diferentes setores de uma emissora.Amauri Ramos, gerente de Marketing e Ventas da RTS, Telex & Bosch Conference Systems para América Latina e o Caribe, apresentou a palestra “Sistemas inovadores de intercom para broadcast”, na qual mostrou um panorama dos sistemas de intercomunicação modernos, que “trazem vantagens em sua instalação, manutenção e operação, considerando a dinâmica do dia a dia de emissoras, estúdios, produtoras e OBVans”.

Ramos fez um resumo da história dos sistemas de interconexão e avaliou a evolução dos métodos de conexão intercom. “Hoje, a conexão de redes IP possui maior flexibilidade para se ajustar a diferentes redes existentes, trabalhando com a solução Omneo e com áudio Dante em AES67. Assim, um único cabo de rede permite ter 64 portas de comunicação.”

Um sistema inovador, na opinião do palestrante, deve ser “retrocompatível para que o investimento do cliente seja durável e este possa utilizar alguma parte do equipamento  que já possui e, dessa forma, rentabilize ainda mais com os investimentos realizados, mesmo que este tenha 20 anos”.

O SET Nordeste 2016

O SET Nordeste 2016, Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro no Auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, Ceará.

Durante os dois dias de palestras, a SET promove encontros que visam o desenvolvimento de tecnologias para o setor de broadcast brasileiro, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais da região. Como já é costume nos encontros regionais, durante o evento, a Revista da SET trará aos leitores todas as informações do que se realiza na capital do Ceará.

Veja a Programação completa

SET NORDESTE 2016

Seminário de TV Digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom
27 e 28 de Setembro de 2016
Av. Barão de Studart,1980 –  Aldeota, FORTALEZA – CE
Horário: 9H às 18H