Novos Caminhos

Editorial

Neste primeiro ano à frente da SET, pude notar o quanto nossa entidade muda a cada dia. Apesar dos desafios, nossa entidade se manteve em plena evolução. Neste processo, percebo que dois fatores principais têm possibilitado esta transformação.
O primeiro deles é a nova governança. O ano de 2019 marcou um processo de aprendizado que a SET provavelmente não via desde a sua fundação. Do antigo conjunto de diretorias rígidas, aprendemos a trabalhar em uma estrutura nova, que é mais flexível, dinâmica, inclusiva e horizontal.
O segundo fator é a participação voluntária de cada integrante da SET nos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de ex-Presidentes, nos Comitês e Grupos de Trabalho, e nas Regionais. Todos juntos estão criando a nova SET, que chega à segunda década do século XXI muito mais preparada.
É missão da SET de contribuir de maneira positiva e efetiva com o desenvolvimento do setor de mídia no Brasil e com a sociedade brasileira em geral.
Muito pode ser feito. Destaco, por exemplo, a importância dos Grupos de Trabalho (GTs), espaços únicos no cenário brasileiro de entretenimento digital, onde o profissional pode interagir com seus pares para discutir as tecnologias emergentes e avaliar seus impactos na geração de novas oportunidades e no mercado de trabalho.
O conhecimento gerado pelos GTs influencia decisões corporativas, políticas regulatórias, práticas profissionais, desenvolvimentos tecnológicos, hábitos de consumo, serviços e produtos mais eficientes e conhecimento científico. Acredito que os GTs devem atrair jovens profissionais para a SET, ampliando o nosso alcance e a multiplicidade de ideias. É o melhor benefício para novos associados.
Este ano, estamos com uma agenda repleta de eventos. Logo no primeiro semestre, teremos dois regionais – Sul e Sudeste – e, em abril, vamos participar do NAB Show com nosso tradicional seminário SET e Trinta, que está com inscrições abertas em nosso site.
Em agosto, teremos o SET EXPO 2020, quando receberemos milhares de pessoas em São Paulo para quatro dias de intensos debates sobre o nosso mercado, networking e negócios.
No segundo semestre, realizaremos mais três eventos regionais – Centro-Oeste, Norte e Nordeste – e participaremos de eventos no Brasil e no exterior, com destaques para o IBC e para o Inter BEE, Caper Show, Broadcast India, Broadcast México e Expotec Peru.
No caso da tecnologia, percebo que questões importantes para o mercado de mídia e entretenimento continuarão a dominar nossos debates. O 5G, a TV 3.0, o HDR e o som imersivo, a Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada e a distribuição de conteúdo, em especial o streaming, continuarão na pauta, mas com um novo olhar: a tecnologia vista como aliada no desenvolvimento de novos negócios.
Por tudo isso, acredito que teremos um excelente 2020. Agradeço a todos que participam das atividades da SET e nos ajudam a fazer da nossa entidade uma nas mais r espeitadas em todo o mundo.
Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET