Educailhaflix, plataforma de streaming para estudantes da rede municipal de Ilhabela

Estudantes da rede municipal de ensino do município do estado de São Paulo estudam no período de isolamento social  utilizando uma plataforma de streaming com vídeos produzidos pelos educadores dessa rede

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela, em parceria com a Futura Produções, está disponibilizando aos estudantes da rede municipal de ensino uma plataforma de streaming com vídeos produzidos pelos educadores dessa rede, a Educailhaflix.

Eduardo Maluf, diretor de vendas da Futura Produções, afirma que a “iniciativa tem como objetivo oferecer aos estudantes vídeos educativos com assuntos diversos e adequados, durante o difícil período de distanciamento social.  É sabido que as aulas presenciais nas escolas do município de Ilhabela estão suspensas, seguindo as orientações de especialistas e líderes do governo estadual e municipal, conforme decretos. Essa iniciativa visa manter todas as precauções para boa saúde e segurança dos nossos estudantes e de seus familiares, com a real intenção de conter a disseminação do COVID-19 neste município”.

Assim, disse Maluf à reportagem da Revista da SET, “com a ciência da necessidade de manter nossos estudantes em ação e proporcionar conteúdos que agreguem em sua educação, e também com o intuito de ajudar as escolas públicas da cidade de Ilhabela, a Futura Produções (uma empresa local que desenvolve tecnologia para diversos clientes do Brasil), disponibilizará uma plataforma de vídeo aulas com conteúdos previamente selecionados para que os estudantes consigam acessar de forma interativa”.

Para participar, os professores usarão, de forma facultativa, essa tecnologia para disponibilizar aos aos alunos vídeo aulas relacionados às suas disciplinas e adequados as séries de seus estudantes, como por exemplo: contação de histórias, temas em diversas áreas do conhecimento, indicação de filmes que podem ser assistidos online, músicas e atividades relacionadas, livros para downloads, web sites com atividades interativas, entre outras atividades.

Edina Paula Roma Teixeira, Secretaria de Educação de Ilhabela, disse que “esta plataforma nos permitirá manter nossos alunos aprendendo e interagindo conosco do setor educacional. Seremos criativos para manter nossos alunos aprendendo e se desenvolvendo”.

Todos os vídeos produzidos pelos professores serão disponibilizados por segmentos, Educação Infantil. Anos Iniciais (1º ao 5º). Anos finais (6º ao 9º), e também para a EJA.  “O procedimento de repasse de informações da plataforma aos estudantes se dará de forma online. Os alunos receberão um convite para entrar na plataforma e assistir os vídeos. Mantendo assim, contato virtual com os professores”, explicou a Secretaria.

O objetivo desta iniciativa, explicou Maluf, “é motivar as crianças e jovens a continuarem aprendendo e evoluindo, independente de onde estejam, proporcionando também incentivo, a autonomia e desejo pelo self-study. Vale ressaltar que o uso dessa ferramenta é facultativo aos estudantes”.

Alexandre Zarich, fundador da Futura, afirmou que “trabalhar com a Secretaria de Educação de Ilhabela desta forma nos inspira a criar muito mais tecnologia, praticar cidadania e fazer com que os estudos de nossas crianças e jovens continuem, mesmo em tempos de pandemias”. E enfatiza que, a Plataforma da empresa pode ser disponibilizada de forma rápida e eficiente a qualquer outra cidade que se interesse”.

Por Fernando Moura, em São Paulo