COVID-19: RIC Record TV e Foccus Digital viabilizam transmissão de vídeo-aulas para escolas públicas

Emissora em parceria com integradora iniciam, em tempo recorde, a transmissão aberta para os alunos do ensino público do Estado do Paraná, apoiado numa iniciativa do Governo para liberação da multiprogramação

Em razão da pandemia do COVID-19, as emissoras de televisão comerciais e educativas com tecnologia digital podem utilizar o recurso de multiprogramação (multicast– A tecnologia faz uso de até quatro programas distintos além da programação principal da emissora, até agora apenas permitida para TVs públicas ou educativas) para oferecer conteúdo específico para as atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde. O Decreto nº 10.312, da Presidência da República, de 04/04/20, permite a utilização da multiprogramação pelas TVs comerciais e educativas por um período de 12 meses.

Valendo-se deste decreto, a RIC Record TV em parceria com o Governo do Estado do Paraná, iniciou na segunda-feira, 06/04, a transmissão estadual de vídeo-aulas para os alunos da Rede Pública. “A medida faz parte do esforço do MCTIC para permitir o acesso da sociedade à Educação nesse período. Momentaneamente, as emissoras de TV poderão ter até quatro canais de programação para oferecer o conteúdo previsto no decreto”, afirmou Elifas Gurgel, Secretário de Radiodifusão do Ministério.

O projeto demandou “velocidade e precisão, no qual, valeu a experiência adquirida da Foccus Digital nas transmissões terrestres com as soluções Gates Air”, disse Cesar Donato, diretor Executivo da Foccus Digital: “O projeto correu bem e de forma rápida os estudos preliminares, como também, atender às exigências técnicas e econômicas, tudo em conjunto com a Engenharia da RIC TV. A princípio ficamos surpresos com o desafio de prover ensino por meio da multiprogramação em multigeradoras pelo Paraná. Foi tudo realizado num curto espaço de tempo e posto em pleno funcionamento. Estamos felizes pela RIC TV, Governo do Paraná e os alunos do ensino público”.

Para André Fronza, gerente de Engenharia da RIC TV, “a parceria com a Foccus Digital foi decisiva para a implantação do encapsulamento das programações no fluxo BTS. Já estamos transmitindo as vídeo-aulas, tudo com muita qualidade”.