CNN Brasil adota LiveU na sua estrutura

Canal de notícias inicia operações com implementação de tecnologia da empresa para cobertura e distribuição de notícias ao vivo

O domingo (15/03), entrou no ar a CNN Brasil. Com um elenco liderado por jornalistas como William Waack, Monalisa Perrone e Evaristo Costa, a licenciada brasileira do canal de noticias localizada em São Paulo, mas com estúdios em Brasília, Rio de Janeiro e repórteres espalhados pelo país e exterior, estreou na TV brasileira.

A 2Live, parceira local da LiveU, afirma em comunicado que foi a responsável pela implantação de um parque tecnológico que “garante grande parte das contribuições ao vivo da emissora. São 15 unidades LU300 HEVC em campo em conexão direta com a estação na Avenida Paulista via IFB, imprimindo qualidade e velocidade às entradas ao vivo. As quatro unidades móveis da CNN Brasil contam com a solução LU610, encoder em rack, e antenas MIMO que dão mais robustez às coberturas”.

Eldad Eitelberg da 2Live

Segundo a empresa, a vantagem operacional é o LiveU MATRIX, plataforma de distribuição já utilizada pela CNN Internacional e que permite o intercâmbio de conteúdos entre Atlanta, sede da rede, e as subsidiárias mundo afora. Paul Ferguson, diretor de tecnologia da CNN, acredita que o recurso é hoje indispensável e será de suma importância para o canal brasileiro: “Temos centenas de contribuições via Matrix e o Brasil será uma fonte importante”, afirma.

A plataforma Matrix proporciona “a rápida visualização dos feeds e a imediata utilização num telejornal. E, tudo isso, sem necessidade de nenhum hardware adicional e de banda que, se via satélite, traz um custo extra relevante para a operação, disse Eldad Eitelberg, da 2Live.

Para stand ups ágeis e contribuições de breaking news, a CNN Brasil utiliza os aplicativos LU Smart nos smartphones dos correspondentes. “O vídeo é enviado ao vivo do smartphone, mas trafegado em nuvem com encoder H.265 da LiveU. Isso da mais confiabilidade e sobretudo respeito ao conteúdo transmitido”, afirma Eitelberg.

A CNN Brasil opera nacionalmente em TV a cabo no canal 577 e tem uma importante capilaridade nas plataformas digitais, onde exibirá conteúdos especiais e exclusivos.