Emissoras de rádio podem utilizar a plataforma Aires Studio gratuitamente durante a pandemia de coronavírus

Playlist oferece sem custos as suas soluções Aires Studio, Aires Repórter e Aires Cloud para que as emissoras de rádio trabalhem de forma remota e sem contato físico

Em comunicado, empresa mineira afirma que a Aires Studio é a uma plataforma completa para virtualização de estúdio e tornar mais ágil a produção radiofônica que pode transformar um computador com Windows, Mac ou mesmo um iPad em um Estúdio virtual, e o smartphone de seu repórter em uma ferramenta de comunicação direta com estúdio, possibilitando flashes, gravação de reportagens, edição e envio para o estúdio do ar ao vivo ou para uso posterior.

“Neste momento desafiador, a saúde e o bem-estar das pessoas são nossa prioridade. Como parte da nossa responsabilidade social em contribuir com o esforço coletivo na redução do número de casos, preparamos toda a tecnologia necessária para todos os colaboradores trabalharem remotamente. O objetivo é reduzir a necessidade de locomoção, contato físico e, consequentemente, o risco de disseminação”, disse em entrevista à Revista da SET, Marcello Costa, COO da Playlist Software Solutions.

Costa afirmou que “durante este período emergencial disponibilizamos, sem custos, para todas as emissoras de rádio e profissionais que necessitem produzir e transmitir conteúdo, a plataforma Aires, que é a tecnologia que permite às emissoras de rádio receber remotamente e com alta qualidade o áudio ao vivo dos locutores, radialistas e jornalistas”.

O executivo disse à reportagem que “sabe que neste momento as emissoras de rádio precisam promover o melhor conteúdo para seus ouvintes, ao mesmo tempo que precisa permitir o trabalho remoto de seus colaboradores”.

Como instalar a plataforma

Para baixar e instalar o Aires no estúdio principal é necessário apenas criar a conta no serviço web https://aires.studio . A aplicação Aires Reporter, para uso em smartphones, está disponível nas lojas App Store e Google Play.

“Não temos por enquanto como determinar um prazo final para a utilização sem custos, mas garantimos que será superior a 90 dias. Um prévio aviso será enviado a todos assim que a situação se normalizar”, referiu o executivo, e reforçou que a empresa “criou canais de atendimento exclusivo via e-mail e whatsapp com o intuído de informar e esclarecer todas as dúvidas acerca da utilização da plataforma”.

 

Aires Studio

A plataforma Aires é composta pelos seguintes aplicativos e serviços: Aires Studio, uma console virtual que pode ser utilizado em diferentes modelos de estúdios e conta com on-screen fader mixers disponíveis para conexão com dispositivos analógicos, digitais, telefonia VoIP e streamings. Seleção dinâmica de sources em cada fader mixer. Processamento de áudio independente para cada input. Suporte a plugins VST3. Além de transmissão entre estúdios e repórteres via codecs integrados na aplicação. Ainda, possui três (3) barramentos, que permitem o envio de até três (3) programações para diferentes destinos, e a gravação de qualquer barramento (A, B ou C), online ou off-line, permitindo a inserção de tags de eventos para fácil edição e uso em replays.

A solução incorpora um editor de gravação que permite a sincronização do conteúdo gravado. Ainda chega com um painel QuickStart sincronizado com o Aires Cloud e um editor de Quickstart. Finalmente permite realizar encoding de áudio, possui integração com sistemas de telefonia VoIP e a dispositivos ASIO, direct sound e Windows Audio. Sendo instalável em Windows, MAC OS e iOS.

Aires Reporter

É um APP utilizado por repórteres e correspondentes para transmissão de flashs e coberturas de eventos que não é outra coisa que Aires Studio em um modo de trabalho mais simplificado para smartphones. Assim a aplicação permite a conexão com microfone USB ou analógico e painéis quickstart. Transmissão via codec integrado, e processamento de áudio independente para cada input. Permite a inserção de tags de eventos para fácil edição e uso em replays. Permite a edição e sincronização automática do conteúdo gravado com o estúdio do ar, e um painel QuickStart sincronizado com o Aires Cloud.

Aires Cloud

O serviço web da Playlist é acessível através do portal https://aires.studio , para armazenamento, sincronismo, distribuição e gerenciamento de conteúdo, além de permitir o controle total do ambiente de trabalho da plataforma Aires, o que permite a organização da biblioteca de áudios, sincronismo do conteúdo compartilhado. Ainda é possível gerar um ambiente para criação de canais e distribuição de Podcast.

Costa afirma que “com Aires Studio um estúdio completo pode ser construído usando um PC padrão de mercado ou iPad, juntamente com codec, processador, mixer e gravador incluídos na aplicação.  Mesmo o PC atualmente em uso para a automação de playout pode ser usado, já que as entradas do mixer virtual do Aires Studio podem ser usadas por qualquer software de automação”.

Por Fernando Moura, em São Paulo