Ciclismo ao vivo por streaming

Brasil Ride transmite a competição de mountain bike mais importante das Américas com tecnologia portátil que permite cobertura dos sete dias de maratona ciclística na Bahia, uma das mais desafiadoras da categoria

Foto: Brasil Ride

A décima edição da Brasil Ride, maior competição de mountain bike (MTB) das Américas, foi comemorada ao vivo e a cores pelos amantes de ciclismo em todo o mundo. Diretamente de Arraial D´Ajuda, no sul da Bahia, os sete dias de competição, de 20 a 26 de outubro, foram transmitidos em tempo real no YouTube do evento, um canal do nicho esportivo que mais cresce no Brasil. Considerada uma das provas mais difíceis da modalidade, a Brasil Ride reuniu grandes nomes do ciclismo brasileiro e mundial, inclusive Henrique Avancini, atual vice-líder no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

O sinal ao vivo, captado e cortado localmente, contou com o apoio tecnológico da LiveU, líder mundial em soluções de uplink portátil via IP. Os produtores de vídeo da Brasil Ride usaram a tecnologia para a transmissão do programa e também para receber contribuições remotas, acompanhando os 570 ciclistas inscritos de 23 países nos mais de 600 quilômetros de percurso. “Foi uma oportunidade de mostrar que o streaming tem cada vez menos limites e que é possível ter qualidade broadcast mesmo em situações de cobertura escassa”, afirmou Eldad Eitelberg, da 2Live, representante da LiveU no Brasil que gerenciou o apoio de tecnologia.

A competição, vencida pelos atletas Tiago Ferreira e Hans Becking, no masculino, e Viviane Favery e Tania Clair, no feminino, teve narração de Cadu Cortez, apresentador da TV Cultura e DAZN. Os equipamentos em operação, uma unidade LU600 e duas unidades LU300 HEVC, que operam inteligentemente com a soma de simcards 3G e 4G, permitem contribuições de locais mesmo com pouca capacidade de banda das operadoras. Foi o que ocorreu durante a Brasil Ride, que teve contribuições remotas de pontos distantes dos circuitos, aproximando o público internauta aos momentos mais emocionantes do Brasil Ride.

A cobertura ao vivo de esportes olímpicos tem crescido no Brasil com distribuição para além da TV e os mochilinks LiveU hoje são elementos-chave na cobertura de futebol, tênis, basquete, ginástica olímpica, handebol, vôlei, entre outros. No ciclismo, a LiveU já havia apoiado tecnologicamente a Cape Epic 2019, prova da mesma modalidade da Brasil Ride na África do Sul. A ideia, segundo a 2Live, é continuar essa parceria visando aprimoramento técnico em 2020 e geração de mais conteúdo ao vivo e exclusivo para o amante de mountain bike.