Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 17

Empresa anunciou em Live uma nova versão com mais de 300 novos recursos e aprimoramentos, incluindo ferramentas de tratamento HDR, controles primários de cores reprojetados, motor de áudio Fairlight de nova geração incluindo Fairlight Audio Core

O DaVinci Resolve 17 chega ao mercado com até 100 novos recursos e 200 aprimoramentos. A página de cores inclui novas ferramentas de tratamento HDR, controles primários redesenhados, Máscara Mágica baseada em AI e muito mais. Há upgrades Fairlight para as ferramentas de seleção de edição baseadas em teclado e mouse para que os clientes possam trabalhar mais rápido, além do Fairlight Audio Core e FlexBus, um motor de áudio e arquitetura de barramento de próxima geração com suporte a 2.000 trilhas.
A solução agora inclui novas ferramentas criativas, o desenho com Power Windows foi aprimorado, há novas opções de cortinas com tela dividida, uma curva Sat vs. Lum adicional, escopos aprimorados, suporte para LUTs 3D de 17 ponto, informa a companhia australiana em comunicado.

Segundo a Blackmagic, a paleta de tratamento HDR permite criar novos discos de cores com modulações personalizadas para escalas de cor específicas, “oferecendo mais controle criativo para realizar ajustes finos. Os discos incluem controles de exposição e saturação para cada zona. Eles são sensíveis ao espaço de cor, portanto os clientes obtêm resultados visivelmente uniformes. A ferramenta de distorção baseada em malha permite ajustar dois parâmetros de cores de uma vez. Os clientes podem ajustar matiz e saturação ou croma e luma. Os ajustes são feitos ao arrastar pontos de controle, com uma modulação suave que proporciona ajustes mais naturais. É uma maneira completamente inédita de transformar as cores nas imagens”.

A solução incorporou ainda a Máscara Mágica utiliza o DaVinci Neural Engine para “criar máscaras automaticamente para uma pessoa inteira ou atributos específicos, como rosto e braços. Os clientes obtêm controles de refinamento de foscos, a capacidade de adicionar e remover traçados e rastreamento automático”.

O DaVinci Resolve Color Management adiciona recursos para simplificar o fluxo de trabalho e aprimorar a qualidade das imagens, e o DaVinci Wide Gamut e o DaVinci Intermediate são configurações de espaços de cor e gama da linha de tempo que fornecem um espaço de cor de trabalho interno universal. “Eles são maiores do que as câmeras são capazes de captar, ou BT.2020, ARRI Wide Gamut e até ACES AP1”, afirma o comunicado.

O modo de edição de seleção com novos atalhos de teclado libera funcionalidades anteriormente disponíveis no Fairlight Audio Editor. “Essas ferramentas sensíveis ao contexto tornam o processo de edição incrivelmente rápido. Se os usuários estiverem migrando para a Fairlight de outra estação de trabalho de áudio digital, essas ferramentas intuitivas e familiares permitirão que eles comecem a trabalhar em pouco tempo. O Fairlight Audio Core é um motor de áudio de baixa latência e próxima geração que gerencia a carga de trabalho de modo inteligente usando todos os núcleos e threads da CPU, bem como a placa opcional Fairlight Audio Accelerator. Os clientes podem trabalhar com até 2.000 trilhas, todas com EQ, dinâmica e seis plug-ins em tempo real, tudo em um único sistema”.

Ainda, destaque para o FlexBus, “uma arquitetura de barramento flexível baseada em barramentos multiuso de até 26 canais, ao invés de barramentos fixos. Os clientes podem enviar trilhas para barramentos, barramentos para trilhas e barramentos para barramentos usando o cascateamento de quantas camadas forem necessárias para criar sessões imensas. É possível rotear qualquer coisa para qualquer lugar sem limitações”. Assim, “o Fairlight Audio Core e o FlexBus viabilizam projetos enormes, com centenas de trilhas, em um único sistema. Antigamente, isso exigia que os computadores receptores fossem sincronizados com um sistema primário. Além disso, a colaboração multiusuário do DaVinci Resolve permite que vários editores de som trabalhem em todo o projeto ao mesmo tempo”.

Agora é possível editar em Ultra HD ou HD 16:9 e criar versões quadradas ou verticais rapidamente para publicação no Instagram e outros aplicativos. O DaVinci Neural Engine identifica rostos e os reposiciona dentro do novo quadro automaticamente para que os clientes não precisem fazer isso manualmente. “Encontrar o efeito, transição ou título certo é mais rápido e fácil do que nunca. A nova e sofisticada visualização multicoluna permite que os clientes visualizem mais e naveguem menos. Os ícones descritivos também ajudam os clientes a encontrar rapidamente o que precisam. Além disso, os clientes podem passar o cursor do mouse sobre qualquer item para obter uma pré-visualização ao vivo no visualizador”.

Por Fernando Moura, em São Paulo