Com metas ousadas e um prazo apertado, o Brasil implanta a TVRO (antena e aparelhos associados para recepção de um satélite de transmissão) na Banda Ku. Claudio Borgo, diretor de engenharia de vídeo da Claro, moderou um painel no SET EXPO 2022, nesta quinta (25), para falar dos desafios que a migração, lançada no dia 30 de maio, gerou.

“8 milhões de lares só tem a antena parabólica e 18 milhões a utilizam de alguma forma. Com a qualidade da transmissão que estamos fazendo acredito que muitos irão optar pelo satélite. Temos já 3 emissoras regionalizadas com um valor muito mais competitivo. Ao todo, são 32 canais disponíveis ao consumidor e passaremos de 50 até o final do ano. Além disso, temos nove fabricantes de receptores, o que fomenta a produção nacional”, declarou Guilherme Saraiva, diretor comercial da Embratel.

A entrega rápida foi algo crucial durante esta migração, necessitando aliar qualidade e baixo custo.

Nessa troca, a grande preocupação é evitar que esses milhões de brasileiros fiquem sem sinal. Por isso, foi feito um kit de receptores da TVRO para atender as famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico). “As discussões começaram ainda em março, mas possuíam muitas variáveis, como a data de entrega e o preço. Convidamos 33 empresas para fazer propostas dos produtos e 17 para fazer a logística”, explicou Antonio Parrini, diretor de operações da EAF (Entidade Administradora de Faixa 3,5GHz, que foi criada para administrar esse processo).

A entrega rápida foi algo crucial durante esta migração, necessitando aliar qualidade e baixo custo. Sobre este desafio, Marcio Cauduro, gerente de negócios e produtos em TV da Elsys, contou que adaptou o receptor para conseguir trabalhar em um ritmo mais rápido. “O mais importante era garantir que as funcionalidades estariam certas. Sabíamos que seria um avião voando e precisando fazer algumas manutenções no caminho. Outro objetivo que está sendo discutido é para melhorar a experiência do cliente, como a atualização automática da lista de canais. Surgindo um novo, ele entrará na lista de emissoras, sem que precise ser uma nova busca”, disse.