Sucesso dos podcasts reafirma força da comunicação via áudio na internet

Barsotti,  do Spotify: Temos uma permanência média diária de 2h27. O Spotify funciona como uma trilha sonora das nossas vidas.

O crescimento da comunicação via áudio, especialmente via streaming, e as múltiplas possibilidades desse formato foram debatidos nesta quinta (10) em painel do Congresso SET Expo 2023. Com mediação de Igor Macaubas, diretor de plataformas digitais da Globo, a conversa rendeu e mostrou o tamanho desse mercado no Brasil.

Priscilla Barsotti, diretora de vendas no Spotify, trouxe números que comprovam a relevância do setor no país. “Temos uma permanência média diária de 2h27. O Spotify funciona como uma trilha sonora das nossas vidas, vamos trocando de acordo com que estamos sentindo ou fazendo. Existem mais de cinco milhões de podcasts, já não é algo nichado. E o Brasil é o segundo mercado com mais usuários em nossa plataforma”, declarou.

Eliseu Barreira Junior, Head de gestão de portfólio de produtos digitais e canais pagos da Globo, por sua vez, disse que além de ser o país do futebol e da novela, o Brasil também é o país do podcast. “Existia uma noção de que seria só uma plataforma de áudio para complementar outros formatos. Mas, percebemos que ele é mais do que isso, é uma plataforma de influência”, comentou.

Já o apresentador, produtor, roteirista, autor e diretor, M.M. Izidoro falou da relevância do rádio na sociedade. “Ele nunca saiu de moda. O áudio tem um poder ancestral que agrega muito ao que fazemos, é a única mídia que acompanhamos fazendo outra atividade. Ele consegue se ligar afetivamente de uma maneira que nenhuma outra mídia é capaz. É a única que comunica tanto com uma criança de três anos como com um idoso não alfabetizado”, destacou.