Produções ao vivo na nuvem: benefícios e desafios

Nuvem ao vivo: diversos benefícios mas alguns obstáculos, como estabilidade de rede e sincronização de áudio e vídeo.

A nuvem tem sido adotada por diversos players também para a produção e distribuição de conteúdo ao vivo. A fim de endereçar esse assunto, o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET Expo reuniu especialistas diretamente envolvidos no processo, que traz diversos benefícios, claro, mas também impõe alguns obstáculos, como estabilidade de rede e sincronização de áudio e vídeo. 

Especialista em Broadcast da Amazon Web Services, Boris Kauffmann abordou a flexibilidade das soluções da empresa, que podem priorizar a qualidade da imagem ou a latência, ou mesmo, por um valor premium, garantir excelência em ambos atributos. Como cases de sucesso, lembrou a transmissão de grandes e pequenos eventos que a empresa ajudou a realizar, como a Major League Baseball, exibido pela Fox Sports, e um campeonato local de hóquei, promovido na Argentina.

Já Mateus Domingues, gerente de vendas da TVU Networks, elencou duas produções em nuvem, e em movimento, nas quais a companhia se envolveu. Segundo ele, mesmo em contextos como esse, foi possível cortar imagens, gerar replays e até inserir grafismos na transmissão, de forma remota.

Benjamin Mariage, diretor de vendas da Riedel Communications, falou especificamente da Simply Live, incorporada recentemente à empresa. Um dos propósitos, naturalmente, foi oferecer transmissão ao vivo pela nuvem, principalmente eventos esportivos. O foco, disse, está na flexibilidade, permitindo atender clientes de diferentes portes.