Nvidia, IBM, Nokia, Embratel e Globo: as possibilidades de mobilidade e interatividade com o 5G

O terceiro dia do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET Expo teve início com um painel sobre mobilidade e interatividade

O terceiro dia do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET Expo teve início com um painel sobre mobilidade e interatividade – e como  esses atributos impactarão o entretenimento e a mídia. O encontro reuniu representantes de pesos-pesados da indústria, como Nvidia, Nokia, IBM, Embratel e Globo.

Por trás dessa discussão, um grande personagem: o 5G. Como destacado por Vinicius Vasconcellos, consultor sênior da IBM, sua amplitude, alta velocidade e baixa latência têm o potencial de remodelar a forma como vivemos e fazemos negócios, principalmente quando associado ao edge computing, que distribui aplicações corporativas a as aproxima dos locais onde os dados são gerados.

A Nvidia, tão conhecida por sua predominância nos games, mostrou que também está nesse jogo. Segundo Márcio Aguiar, diretor de enterprise para a América Latina da companhia, as GPUs podem ser utilizadas não só em jogos, mas também na automação, personalização e inteligência artificial. Ele sugeriu que a Nvidia não está à procura de concorrentes, mas de alianças, e está preparada para impulsionar os negócios das parceiras com sua tecnologia. 

Para Wilson Cardoso, CTO da Nokia na América Latina, “o mundo antigamente era mais fácil, mas menos divertido”. O executivo detalhou como a distribuição de conteúdo foi completamente alterada pela nuvem, sem fronteiras claras entre transmissão e armazenamento de dados. Em relação à interatividade, ele sublinhou como sua companhia tem oferecido experiências imersivas, como um show de Andrea Bocelli, com a ajuda de equipamentos de realidade virtual e aumentada – possíveis, apenas, com o avanço do 5G e da estrutura de fibra ótica.

Já a Embratel e a Globo, parceiras em cases recentes, exibiram avanços de mobilidade que o 5G propicia, com equipamentos que cabem em uma mochila (mochilink) capazes de entregar transmissões com excelente qualidade. Como exemplos, Guilherme Saraiva, diretor comercial da Embratel, e Leonardo Chaves, gerente do lab de inovação da emissora, citaram coberturas de grandes eventos, como o carnaval de São Paulo, mas falaram também do jornalismo diário. “Estamos em uma primeira fase, que consiste em levar processos atuais para uma rede melhor”, disse Saraiva.