Em crescimento, mercado abrange milhões de usuários no Brasil e no mundo

Na atualidade, metaverso é o termo mais utilizado quando se fala dos jogos online.

A indústria dos games continuou crescendo nos últimos anos mesmo com a pandemia.  Esse desempenho faz com que ela já movimente mais dinheiro do que o cinema, por exemplo. Com milhões de usuários no Brasil e ao redor do mundo, este mercado ganhou um painel no SET EXPO 2022.

Gui Barbosa, diretor-geral da BAYZ, moderou o debate ressaltando a relevância desta comunidade. “Minha mãe joga candy crush. Ela também está incluída no ‘mundo gamer’. É um mercado enorme”, declarou.

Na atualidade, metaverso é o termo mais utilizado quando se fala dos jogos online. “É o próximo passo, uma integração muito grande do real com o virtual. Eu ainda trabalho com internet 2.0 e, mesmo assim, existe muito desconhecimento nessa área. O TikTok é o novo tipo de conteúdo que retém a atenção por ter vídeos curtos. Sem perceber, você assiste três, quatro na sequência e até o final”, disse Ronaldo da Silva Marques, líder de parcerias de entretenimento do TikTok no Brasil

“É muito diferente quando olhamos para a web 3.0 em outros mercados. Vejo o metaverso como um ambiente digital onde conseguimos interagir, onde você pode ser quem você quiser. Estamos falando de um mercado extremamente competitivo e pequeno. Precisamos fomentar programas de formação para aumentar o número de profissionais”, contou Heloísa Passos de Sousa, CEO Sp4ce Games e criadora do Boom Boogers.

O futuro dos games, no entanto, é muito aberto e afetado por transformações que acontecem muito rapidamente. “É engraçado como mudou de dois anos para cá. Os cortes de jogos no TikTok conseguem abranger um público bem maior do que seria em outras redes sociais, por exemplo”, avaliou Gui Barbosa. “Antes eu tinha que mostrar que o aplicativo existia, hoje preciso filtrar as diferentes propostas que aparecem no TikTok para mostrar às empresas”, completou Ronaldo.