A gestão de produtos digitais: desafios e potencialidades

De acordo com empresários, equipe diversa e motivada é a chave para o crescimento

Daniel Monteiro (centro) é head de desenvolvimento de produto e tecnologia da Globoplay.

 

Daniel Monteiro, head de desenvolvimento de produto e tecnologia da Globoplay moderou o painel de produtos digitais da SET Expo 2022, na tarde desta quarta-feira (24). Junto a ele estavam Roberta Luzio, gerente de produto também da GloboPlay, Efrain Corleto, Chief Growth Officer (CGO) & Partner da Vidia,  e Bruno Bulso, diretor de operações e co-fundador da Kobe – Creative Software House.

Embora a gestão estratégica de produto seja uma área muito visada para inovação por se tratar de um setor incipiente, ainda pode gerar muitas dúvidas. Sendo assim, a primeira convidada a se apresentar explicou o papel do product manager: “Lidar com problemas reais dos usuários”. Segundo ela, para ocupar o cargo, há uma série de habilidades requeridas, como boa comunicação e o domínio de técnicas para construir produtos de sucesso.

Para criar uma equipe de gestão de produto forte, a executiva destacou também  a importância de estabelecer bem os objetivos e dar autonomia aos integrantes para tomarem decisões e aprenderem com os desafios: “Para ter um time de sucesso é necessário ter um time motivado, um time de propósito”, comentou. Na sequência, Efrain Corleto reforçou o caráter de experimentação que a área de produtos pode ter e comparou a metodologia de testes ao método científico: “Uma hipótese clara traz aprendizados claros”.

O CGO atentou para a necessidade de uma visão global que não considere a tecnologia, ou os dados, como a solução para todos os problemas: “Entender que há uma limitação dos dados é importantíssimo para tomar melhores decisões”. Bruno Bulso, por sua vez, comentou os desafios no lançamento de novos produtos. “É preciso confiar no processo. A galera de tech precisa confiar na galera de negócios e vice-versa”, recomendou. 

Ainda sobre a importância de uma equipe bem integrada, Monteiro pontuou o hábito recorrente das empresas de criarem equipes pouco diversas: “A equipe da GloboPlay é multidisciplinar, isso pode dificultar a gestão das pessoas, mas enriquece muito o trabalho. Porque cada pessoa agrega uma visão diferente diante de um problema, o que permite explorar inúmeras soluções”, então, concluiu.