Grass Valley focada no IP

A empresa do grupo Belden aposta a soluções COTS – Commercial Of The Shelf e no conceito do Broadcast Data Center

Leonel da Luz

Leonel da Luz, gerente de vendas para América Latina da Grass Valley, afirmou à Revista da SET que a indústria avança a passos firmes para o IP

A Grass Valley chegou ao SET EXPO, no Brasil, para mostrar a sua força e a sua convicção a respeito da mudança de paradigma no mercado audiovisual, que, na opinião de representantes da companhia, tende para soluções IP, “um caminho inexorável para a indústria”. Pensando nisso, a Grass Valey trouxe a São Paulo o seu portfólio de soluções integradas que, segundo os seus executivos, define o padrão para a produção moderna de broadcast. O estande contou com uma gama completa de switchers, multiviewers, sistemas de replay, servidores, playout integrado e também controle de instalações.
O destaque – explicou à reportagem da Revista da SET, Leonel da Luz, gerente de vendas para América Latina da companhia – foi a solução IP GV Node, um sistema de roteamento distribuído em tempo real baseado em broadcast e processamento IP, com comutação vertical precisa e um sistema de controle e configuração de roteador IP/SDI.
“Com o GV Node mudamos o paradigma da indústria com roteamento em tempo real baseado em sinais IP. À diferença de tudo que se viu até agora, é um equipamento que tem comutação vertical e permite controlar de uma forma mais flexível e escalável o sistema de roteamento de sinais de uma emissora de TV”, comentou Da Luz.
O executivo lembrou, também, que a distribuição e a exibição em IP são um caminho sem volta, por isso a companhia continua apostando na abordagem Glass-to-Glass, baseada no conceito do Broadcast Data Center.
A Plataforma de Roteamento e Processamento de IP em Tempo Real GV Node suporta fluxos de trabalho SDI e IP, com comutação vertical precisa e processamento integrado, além de suportar entradas e saídas IP sem compressão em padrão SMPTE ST 2022-6 e, se necessário, com compressão TICO em até 4:1 sem perda visual para aplicações em 4K. O Sistema de Controle e Configuração de Roteador IP GV Convergent oferece controle familiar e altamente intuitivo de instalações híbridas (IP/SDI) e de IP puro, utilizando painéis de controle tradicionais de broadcast ou GUIs intuitivas para o controle de comutadores IP de mercado (COTS – Commercial Of The Shelf) e roteadores SDI.
A Grass Valley também apresentou a câmera de sistema LDX 86 Universe, “com multiformato avançado (HD/3G/4K) e aquisição de conteúdos em várias velocidades (1X/3X/6X), combinada com performance de imagem excepcional e excelente sensibilidade à luz”.
A câmera tem capacidade HDR com sensores CMOS Xensium -FT que entregam a qualidade visual dos melhores pixels e um alcance dinâmico inigualável de 15 f-stops.