Vivo ativa o 5G na frequência de 3,5Ghz em Brasília

Clientes terão acesso à rede a partir de um smartphone compatível e dentro da área de cobertura.

A Vivo iniciou na quarta-feira (6/7), a ativação de sua rede 5G na faixa de 3,5GHz em Brasília, de acordo com o cronograma e diretrizes do GAISPI, grupo responsável pela liberação de uso desta frequência, e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa começa por Brasília e já está pronta para ativar nas demais capitais, assim que o espectro for liberado em cada uma delas. Essa nova faixa aumenta a potência e a cobertura do 5G da Vivo, que já conta com a rede de quinta geração na frequência de 2,3GHz na cidade.

No leilão a empresa arrematou três frequências nacionais na faixa de 26 GHz, quatro regionais na 2,3 GHz – que já vem sendo ativada em algumas capitais desde o final do ano passado – e dois blocos nacionais na 3,5 GHz. Além disso, a Vivo conta com um dos maiores backbones do país, um diferencial para conexão das antenas 5G que devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade. Toda essa infraestrutura permitirá que a rede da Vivo tenha velocidades similares ao tráfego registrado em acessos fixos de fibra.

“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. Os clientes têm uma navegação mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdo multimídia, como nas aplicações em realidade aumentada ou nos jogos online com alta resolução”, diz Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.