TV Cultura transforma fluxos de trabalho com EditShare e CIS Group

Emissora educativa de São Paulo adotou, recentemente, pacote completo de armazenamento e gerenciamento de ativos.

A EditShare forneceu a solução de armazenamento EFS 300 para a TV Cultura. O sistema foi negociado, apoiado e instalado pelo parceiro brasileiro da empresa, a integradora CIS Group. A nova solução de armazenamento obedeceu a requisitos de produção que exigiam fluxos de trabalho colaborativos, nos quais vários usuários acessavam o mesmo projeto para edição com o Adobe Premiere Pro, explica a empresa em comunicado.

Foto: Divulgação

Segundo afirmam as empresas, “a TV Cultura precisava fornecer um gerenciamento abrangente e seguro de ativos de produção, juntamente com suporte para edição direta no dispositivo de armazenamento”, para o qual, o EditShare EFS 300 era o indicado, já que é “um dispositivo de armazenamento compacto e completo que fornece armazenamento de alta capacidade – 128 TB nesta instalação – com acesso transparente para clientes Windows, MacOS e Linux e software integrado de gerenciamento de ativos de produção. Em um gabinete de 2U, contém 16 unidades de disco de nível empresarial, totalmente protegidos por meio de RAID-6 e com troca a quente na parte frontal. O armazenamento pode ser aumentado a qualquer momento, seja instalando unidades de maior capacidade ou adicionando mais nós”.

Nelson Faria, Diretor de Engenharia da TV Cultura disse que a emissora “precisávamos criar um novo ambiente, onde pudéssemos organizar e categorizar as mídias, além de fornecer armazenamento seguro. O principal desafio era que uma grande equipe de produção pudesse trabalhar no mesmo projeto simultaneamente: editores, coloristas, gráficos e produtores”.

O executivo afirma, que “esta solução nos permite conectar estações de trabalho e armazenamento em uma única rede. Os usuários ainda estão trabalhando no software com o qual estão familiarizados, mas agora têm acesso ao material organizado de que precisam para finalizar os programas com rapidez e precisão”.

Felipe Andrade, vice-presidente de vendas do CIS Group, parceiro de canal brasileiro da EditShare, acrescentou que a solução implantada na “TV Cultura combina perfeitamente com a filosofia de design da EditShare. Conseguimos demonstrar claramente como é simples integrar o armazenamento EFS, o gerenciamento de ativos FLOW e ferramentas de terceiros, como o Premiere Pro. E, claro, temos uma equipe de suporte baseada em São Paulo, então conseguimos configurar e instalar rapidamente o dispositivo de armazenamento, além de fornecer treinamento e orientação sobre fluxos de trabalho.”

Pela sua parte, Said Bacho, diretor de receita da EditShare, afirmou que a empresa está “muito satisfeitos com a parceria com o Grupo CIS para fornecer à TV Cultura uma solução de armazenamento e gerenciamento de ativos que lhes permitirá colaborar de forma mais eficaz e continuar a produzir conteúdo de alta qualidade. “A CIS Group tem um profundo conhecimento do mercado brasileiro e tem sido fundamental para nos ajudar a fornecer à TV Cultura a melhor solução possível. Esta parceria ressalta nosso compromisso com o mercado latino-americano, garantindo que nossas soluções inovadoras continuem a capacitar os profissionais de mídia em esta região-chave”.