Quase 1 milhão brasileiros contarão com novos canais de TV Digital

Medidas contribuem com mais conteúdo e informação para moradores de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe

O Ministério das Comunicações (MCom) emitiu Portarias, publicadas no Diário Oficial da União, que beneficiam brasileiros com o acesso ao Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV). Assim, a TV com qualidade digital pode ser acompanhada por mais quase 1 milhão habitantes de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Foto: Gustavo Torquato/MCom

Por meio da RTV, as emissoras são autorizadas a retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de uma estação geradora de televisão. A recepção dos sinais ocorre de forma livre e gratuita pelo público em geral, que poderá desfrutar da programação veiculada, sintonizando o canal autorizado. Por meio deste serviço, os sinais da estação geradora sejam recebidos em locais por ela não alcançados diretamente ou alcançados em condições técnicas inadequadas.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, destaca que o Ministério vem atuando para ampliar a TV Digital no país. “A Retransmissão de TV é uma excelente ferramenta para a universalização da televisão no País. A partir dela, a população ganha mais opções de conteúdo, já no formato digital, com melhor qualidade de som e imagem para o telespectador”, afirma.

Ao todo, segundo o último censo do IBGE, são 473.657 habitantes contemplados.

UF Município Canal
MG Lambari

15

AL Palmeira dos Índios

47

PB Patos

17

AL Delmiro Gouveia

30

MG João Monlevade

39

PB Sousa

26

PR Jaguariaíva

18

PB Mamanguape

44

SE Propriá

26

BA Teixeira de Freitas

32

PA Redenção

26

SC Bom Jardim da Serra

28

SC Campos Novos

31

PR Guarapuava

18

BA Amargosa

32

  • ASCOM MCom