TV 3.0 debatida no Senado Nacional

Presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, participa de audiência pública no Conselho de Comunicação Social (CCS) do Senado Nacional e explica as principais características da TV 3.0.

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Senado Nacional promoveu nesta segunda-feira, (4/12) uma audiência pública interativa para tratar sobre a sobre TV 3.0, a que denominou como a “TV do futuro”. Segundo explica a Agência Senado, “a nova tecnologia deve substituir a TV digital, com mais qualidade de imagem, áudio e interatividade na TV aberta. A previsão é que o padrão seja definido a partir de 2024 e que os novos aparelhos sejam fabricados com a nova tecnologia a partir de 2025”.

A TV 3.0 foi assunto da audiência pública no Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional composto por representantes dos segmentos relacionados ao assunto e da sociedade civil, do qual a SET é parte com a participação de Valderez Donzelli (Titular) e Olímpio Franco (Suplente).

Raymundo Barros (Fórum SBTVD/SET/Globo) disse no Senado que a TV 3.0 uma das características será a transmissão em 4K, que a emissão poderá ser recebida de forma fixa, “com antena externa e interna, e de forma móvel” e que terá uma “qualidade audiovisual superior à da primeira geração do SBTVD-T”. Nesse ponto, explicou aos presentes que “a nova geração da televisão deve e precisa suporta qualidade de áudio e vídeo maiores da que aquelas que temos hoje na TV aberta brasileira e isso é parte de todos os requisitos e os padrões que estão sendo avaliados para suportar essa qualidade”.

Se quer assistir na integra:

Por Fernando Moura com Agência Senado, em São Paulo