Teleporto é inaugurado em Maricá

Gateway instalado no Estado do Rio de Janeiro pela empresa Telespazio Brasil é um dos mais avançados teleportos de satélite da América Latina.

Um dos mais avançados teleportos de satélite da América Latina foi inaugurado, nesta quarta-feira (1/3), em Maricá, no Rio de Janeiro. A infraestrutura é da empresa Telespazio Brasil e hospeda a nova Gateway de satélites de baixa órbita OneWeb. A secretária-executiva do MCom e nesse momento, ministra substituta, Sônia Faustino, participou da solenidade.

A secretária-executiva do MCom na solenidade (Foto: Divulgação/MCom)

Durante o evento, a executiva ressaltou que a unidade será importante para apoiar o país na execução de um plano nacional de inclusão digital. “A instalação desta Gateway é um passo importante para melhorar a conectividade em todo o país. Mas será especialmente valiosa para aumentar a inclusão digital em áreas remotas e de difícil acesso, uma prioridade do nosso governo. Estamos atentos às oportunidades que redes como a da OneWeb trazem para políticas públicas, com latência e taxas comparáveis às de redes terrestres e cobertura em todo o território nacional”, destacou.

Sônia Faustino reforçou que inclusão digital também é garantir o acesso à internet em banda larga em velocidade “certa”, dispositivos “adequados”, e franquia de dados suficiente ou ilimitada. “O que definimos como conectividade significativa e universal. É, ainda, garantir que quem tem acesso a essa conectividade tenha as habilidades necessárias para conseguir efetivamente utilizá-la, conceito também conhecido como letramento digital”, apontou. “Estamos ansiosos para ver os benefícios que essa gateway trará para o Brasil e também para o mundo”, completou a secretária Executiva.

 

Fonte: Divulgação

Teleporto e Gateway

Com uma superfície de 150.000m², o Teleporto da Telespazio em Maricá pode acolher diversas estações terrestres de satélite, infraestruturas de satélites GEO e estações terrestres de observação da Terra, garantindo o mais alto nível de disponibilidade e segurança. O Teleporto desfruta de uma ótima localização devido à proximidade de estradas estaduais e federais (RJ-106 e BR-101), aeroportos e o principal centro de negócios do Rio. Atende com conexão redundante à internet e conectividade de fibra para os principais datacenters do Rio de Janeiro e São Paulo.

A Gateway da OneWeb (rede global de comunicações alimentadas a partir do espaço, com sede em Londres, na Inglaterra) ocupa uma área de 50.000m² e atualmente opera com 15 antenas. Ele é servido por um datacenter redundante totalmente equipado no mesmo local. A Gateway fará parte do sistema terrestre Latino-Americano da OneWeb para oferecer uma verdadeira experiência de banda larga com comunicações de baixa latência e alta segurança para instituições governamentais, indústrias de defesa, petróleo e gás e aviação, bem como para empresas de redes móveis que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil.

Fonte: MCom