Tecnologia faz a medição da qualidade do sinal nos pontos de recepção das emissoras de TV aberta

EiTV Inspector Box, analisador de Transport Stream, monitora o transporte, sincronização e informações sobre a entrega de conteúdo de broadcasting nas áreas de cobertura terrestre.

A EiTV anuncia a atualização do EiTV Inspector Box, analisador de Transport Stream desenvolvido no Brasil e capaz de realizar o rastreio da qualidade de recepção de sinal das emissoras de TV aberta nos pontos das áreas de cobertura terrestre, possibilitando monitorar a sincronização de dados, o funcionamento do EPG (programação do canal de TV) e do Closed Caption (recurso que permite a acessibilidade do audiovisual), visando garantir a entrega correta da programação aos telespectadores. Entre as melhorias da nova versão, está o aprimoramento da capacidade de receber o conteúdo da emissora via sinal ISDB-Tb, para verificação de erros na sinalização do multiplex – recurso que permite o empacotamento de múltiplos fluxos de transporte de vários programas (MPTS)-, entre outras informações.

Empresa afirma que a solução EiTV Inspector Box, também, “realiza gravações de trechos dos programas no formato “BTS/TS Comprimido” para atender às determinações legais e regulatórias, incluindo a de controle do backup de programas. Outro recurso da versão é a possibilidade de ter um painel centralizado multiviewer para ter uma visão abrangente de vários boxes espalhados pela área de cobertura da emissora. Para apurar como está a recepção em cada região, a emissora pode colocar vários boxes em cada uma das cidades de cobertura”.

Apoio às assistências técnicas de aparelho de TV

Rodrigo Cascão, CEO da EiTV, afirma que “a solução oferece inúmeros recursos para que as emissoras de TV possam melhorar a sua qualidade do sinal de transmissão, além de garantir que o canal digital seja exibido em todos os aparelhos de TV de maneira eficiente”. E que é comum um fabricante de aparelho de TV atender em sua rede de assistência técnica a aparelhos que acusam erros na recepção de sinal de um determinado canal, quando, na verdade, o problema não é do aparelho, mas da emissora.  Por isso, explica, “o EiTV Inspector Box pode ser usado para verificar se naquela localidade o sinal de um determinado canal está chegando corretamente facilitando a descoberta do erro. Não é necessário ter um equipamento em cada assistência, mas um agente local pode ter um canal de comunicação com os fabricantes e estes com a sua rede para criar um painel de consulta sobre o sinal na localidade”.

Segundo Cascão, “as prefeituras municipais que estão investindo na implantação de seus canais de TV digital em suas localidades também podem usar o EiTV Inspector Box para configurar e monitorar os seus canais, elevando a sua capacidade de entrega de sinal para toda a comunidade local”.