SNews finaliza integração com PlayBox Neo para sistema de Newsroom

Integração entre canais e playouts PlayBox Neo com o sistema de NRCS Arion da Snews Broadcast Solutions é possível através de conectividade via protocolo MOS.

A PlayBox Neo anunciou uma nova expansão na conectividade de software de sua marca de canais de televisão e servidores de playout de exibição, com suporte agora fornecido para o sistema Arion da SNews Broadcast Solutions. A PlayBox Neo é uma plataforma que alimenta mais de 19.500 canais de TV em mais de 120 países, tendo entre os seus usuários emissoras nacionais e internacionais, canais de TV, webcasters, canais de TV interativos e de música, canais de filmes, canais de TV remotos e canais de informações corporativas. Com sua sede comercial na Europa, a empresa tem escritórios nos Estados Unidos, em Singapura, na Índia e no Reino Unido.

Equipe da SNews no IBC 2022 / Foto: Fernando Moura

O sistema de Jornalismo Arion foi projetado para fornecer às equipes todas as ferramentas necessárias para monitorar, pesquisar e filtrar pautas e notícias arquivadas, explica a empresa brasileira em comunicado. “As equipes da redação podem criar sua própria programação, incluindo uma contagem de tempo exata com sobras ou excedentes. Além disso, as visualizações e cores da interface podem ser personalizadas para combinar com o design preferido do canal. O Arion também permite uma fácil configuração de subseções, comprimento esperado e duração de vídeo. Pautas de fontes externas podem ser verificadas automaticamente através de canais RSS, Twitter e Facebook. Com acesso compartilhado entre todos da equipe, o Arion dá aos usuários autorizados acesso às fontes registradas da emissora de maneira rápida e fácil, através de uma agenda estruturada, possibilitando consulta direta via telefone celular”.

Por outro lado, a plataforma ProductionAirBox Neo-20  está equipada com recursos projetados especificamente para produção ao vivo, que incluem a capacidade de cortar ou reposicionar cada clipe em uma lista de reprodução, mesmo enquanto a sessão agendada está no ar. No comunicado, a empresa afirma que “comandos como nextjump ou shuttle permitem que a ordem de reprodução seja modificada de forma transparente, sem interromper a reprodução corrente. Até quatro canais independentes podem ser configurados em um único servidor ProductionAirBox Neo-20. Cada operador pode controlar um canal com sua própria lista de reprodução. Cada uma das quatro interfaces SDI / NDI podem ser atribuídas como saídas de programa (PGM) ou de pré-visualização (PVW). Interfaces de usuário de canal único ou multi-canal estão disponíveis para simplificar a operação. A manipulação e entrega de conteúdo podem ser realizadas com a latência quase zero, exigida para o ambiente de trabalho rápido de notícias, esportes e produção ao vivo”.

Foto: Divulgação

“Este é o último de uma série contínua de acordos de parceria com os maiores desenvolvedores de produtos do mercado de broadcast. A SNews tem alcançado grande sucesso com o Arion, que está em operação em algumas das redes de transmissão mais importantes da América Latina. A interconectividade MOS permite que as redações de emissoras equipadas com o Arion NRCS acessem o conteúdo do espelho e do playout de notícias diretamente a partir da interface do usuário do PlayBox – Production AirBox. A edição de texto e reportagens do Arion estão diretamente integrados ao nosso processador gráfico e gerador de caracteres TitleBox Neo-20. Isso permite que as equipes da redação se concentrem em suas atividades principais sem distração, economizando tempo e maximizando a eficiência de produção” , disse Pavlin Rahnev, fundador e CEO da PlayBox Neo.

“Integrar o ProductionAirBox Neo-20 da PlayBox Neo com nosso sistema de newsroom Arion dá às equipes de redação a capacidade de operar o playout em um ambiente síncrono e sem interrupções. A combinação entre os dois softwares está alinhada à nossa estratégia de fazer tecnologia de forma transparente, através de soluções práticas, ágeis e eficientes que maximizam a produtividade em cada ponto do fluxo de trabalho de produção de notícias”, acrescenta Rodrigo Brasiel, CEO da SNews.

Por Fernando Moura, em São Paulo