Sistema Mosaico da Anatel é tema de workshop no SET Nordeste

Um dos mais aguardos eventos do SET Nordeste 2017 é o workshop sobre o Sistema Mosaico, lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). É uma oportunidade excelente para engenheiros e técnicos de radiodifusão tirarem as suas dúvidas e também proporem sugestões de melhoria ao sistema.

O workshop acontecerá no dia 18 de maio, às 10h30, na sede do Sebrae em Fortaleza. Participam o gerente de Espectro, Orbita e Radiodifusão, Yroá Robledo Ferreira, e o coordenador de Processo, Martin Jales Hon, ambos da Anatel. A moderação será de Esdras Miranda, diretor da Regional Nordeste da SET, com apoio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) e da Associação Cearense de Rádio e Televisão (ACERT).

O Mosaico

O programa Mosaico tem como objetivo automatizar o sistema que trata das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão.

O sistema viabiliza a inclusão de dados pelo próprio interessado para credenciamento, pedido de inclusão de canal e licenciamento de estações.

O Mosaico realiza os cálculos de viabilidade técnica para os estudos de inclusão de canais e licenciamento de estações. Esses cálculos também podem ser utilizados para avaliação da cobertura em termos de abrangência geopolítica.

O módulo do Mosaico é constituído de uma plataforma única que permite maior agilidade nas análises dos dados técnicos e administrativos, garantindo maior celeridade e segurança para os estudos referentes a fase estudo de viabilidade de canal, conhecida popularmente como Plano Básico, e pós-outorga que trata do licenciamento de estações, onde é verificada a adequação do projeto técnico ao contorno estabelecido pelo Plano Básico.

De acordo com o Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel, Yroá Robledo Ferreira, o sistema opera com um conjunto de validações, o que minimiza a propagação de eventuais erros causados pelo processo manual, reduzindo a quantidade exigências e evitando que o processo caia em situação de loop burocrático.

“O mosaico pode ser avaliado pelos usuários para constatar a praticidade e facilidade que o sistema proporciona. O objetivo principal é trazer mais agilidade e transparência para a consulta”, disse Yroá.

Mais sobre o Mosaico.

Fonte: ABERT