SET SUL: O futuro do satélite é híbrido

Rubens Vituli, Diretor Comercial da divisão de Media da SES no Brasil, explicou no SET SUL os principais desenvolvimentos da SES e como a frota MEO vai mudar o trabalho da empresa. Ele disse que “a SES continua a liderar a indústria pelo número de residências cobertas, com 369 milhões de residências, com sinais de DTH, DTT, DTC e IPTV”.

Em termos de vídeo, a SES está, disse, com muita distribuição nacional e regional das emissoras no Sul do país, e para isso tem avançado para novidades em termos de IP, e de banda Ku, o que pode ser aproveitado pelos radiodifusores locais.

Por outro lado, Vituli falou da operação de sinais da CNN Brasil, na qual a empresa realiza o encoding do sinal ao satélite e depois o sinal pelo Zixi. “Prestamos um serviço completo para eles, por isso, agora fazemos a distribuição integral, com a distribuição do sinal da IP.  A CNN Brasil é a primeiro canal a estar linearmente no Prime Video. Fazemos isso através do mídia Center da SES nos Estados Unidos”.

“O futuro do satélite é híbrido, estamos aptos para trabalhar nesse mundo convergente”, disse o executivo da SES. “Além de canais lineares, podemos trabalhar com backup IP de canais. Levamos a CNN em duas fibras ópticas e um Zixi para que assim se garanta o serviço”.

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato
Fotos: Luana Bravo, Mariana Gimenes e Olímpio Franco