SET Sudeste começa sequências de encontros regionais de 2022

Primeiro encontro regional do ano analisou, na primeira palestra, como as plataformas de streaming nacionais da Globo e a Jovem Pan, olham para o mercado e quais as suas perspectivas em um mundo em transformação

O primeiro painel teve como tema “Streaming: quando é necessário recalcular a rota?”, foi  moderado por Luís Eduardo Leão de Carvalho, Superintendente da TV Alterosa (SBT) e da TV Brasília, e contou com a participação de  Teresa Penna, diretora D2C do Globoplay, e Roberto Alves de Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan.

Teresa afirmou que no Globoplay se trabalha com uma estratégia one-to-one que é realiza com base na tecnologia. “Começamos com a recomendação de conteúdos e hoje estamos com a recomendação de venda, com prospecção de vendas”. A executiva afirmou ainda que a ideia é trazer o consumidor para que conheça o produto. Com isso, se determina uma esteira de empreendimento. Nela,  o consumidor vai driver o que vai acontecer e quais investimentos devem ser realizados, tudo com mensuração de resultados. 

“A Globo acompanhou o mercado, e hoje o consumo do consumidor. Há uma transformação do hábito do consumidor, fomos para o streaming por isso, para acompanhar o consumidor”, explicou e argumentou que a pandemia acelerou o processo. “As pessoas ficaram impedidas de sair, aí começaram a consumir mais. Após a pandemia, o consumo caiu”.

Em termos de consumo antes e após a pandemia, Araújo concorda, mas afirma que o caminho do Grupo Jovem Pan começou antes, mas a Covid-19 e o isolamento aceleraram os processos.. “Há 7 anos percebemos que já não éramos apenas uma rádio, éramos mais do que isso. Então começamos nos estúdios de rádio com câmeras, mas aos poucos fomos investindo, melhorando. Na época era tudo audio-force, e desde aí entendemos que precisávamos ser relevantes em vários âmbitos”, explicou. 

Mais tarde, “vimos que era necessário ter uma rádio mais opinativa, com opiniões de cauda longa, e tivemos mais engajamento da audiência. Os vídeos têm mais de 180% de engajamento e compartilhamento. Hoje temos 48 canais no Youtube, alcançamos mais de 34 milhões únicos por mês, um 30% da audiência da plataforma no país”

Se que saber mais sobre esta palestra e o SET Sudeste 2021, clique aqui

Por Fernando Moura, em São Paulo