SET 29 anos: mais internacional do que nunca

SET na NAB Show
Foto: Arquivo SET

No dia 25 de março, a SET comemora 29 anos de sua fundação. “São 29 anos de aperfeiçoamento, estudos e conquistas que levaram a associação a um posto de referência no setor de broadcast, engenharia de TV e Rádio na América Latina”, comenta a Presidente da SET, Liliana Nakonechnyj.

Com o objetivo de ser um órgão de profissionais de TV, em 1988 a SET iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro. A cerimônia de inauguração contou com a presença do então presidente da SMPTE, Carlos Kennedy, que veio ao Brasil exclusivamente para o evento.

No mesmo ano, foi realizado em São Paulo o primeiro Seminário de Tecnologia da SET, que hoje está integrado ao maior evento de Broadcast e Novas Mídias da América Latina, o SET EXPO. Em 1989, foi lançada a primeira Revista da SET que trazia, entre seus destaques, uma matéria sobre a norma PAL-M e outra sobre a elaboração do logotipo da SET.

Índice da 1ª Edição Revista da SET

De lá para cá, a associação expandiu sua atuação no Brasil e internacionalmente.

Além dos 26 anos de parceria com o NAB Show, maior evento da categoria, neste ano a SET foi reconduzida à nova configuração do IBC Council, órgão consultivo composto por altos executivos seniores das áreas de mídia, entretenimento e tecnologia.

A SET mantém ainda acordos de cooperação e de parceria com cerca de 20 entidades nacionais e outras 11 internacionais que atuam no mercado de mídia eletrônica e de radiodifusão, são elas a SMPTE, nos EUA; Caper, na Argentina; Expotec, no Peru; Amitra (Broadcast México), no México; InterBEE, no Japão, Broadcast India Show e as associações AES, AIR-IAB, IABM e W3C Brasil.

Padrão ISDBT

A SET desempenhou papel relevante na escolha do ISDB-T como base do padrão de TV digital em nosso país, há 11 anos. O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) integrou à camada de transmissão do ISDB-T japonês tecnologias avançadas de compressão de vídeo e também a interatividade GINGA. O padrão brasileiro foi adotado em vários países da América Latina e África.

 

Público na Feira do SET EXPO 2016

SET EXPO

A SET também tem motivos para comemorar o seu maior evento, o SET EXPO. No ano passado, apesar da crise econômica, foram 150 expositores, representando cerca de 400 marcas mundiais, mostrando as últimas novidades do setor. A expectativa de negócios relatada pelos expositores superou os 40 milhões de dólares, volume similar ao ano anterior, apesar de uma retração de 10% na área líquida da Feira. Leia a matéria com o balanço completo aqui.

Os dados demográficos do evento podem ser acessados nesta página.

Grupos e Novidades

A grande novidade para este ano é a retomada do Grupo de Trabalho de Rádio e do de Boas Práticas na TV Digital, e a criação do Grupo de Trabalho de Switch-off. Somados aos Grupos de Estudo de IP e de IBB e o Grupo de Trabalho de Acessibilidade, a SET se posiciona acompanhando os principais assuntos do setor.

“Com tantas conquistas, a SET tem o desafio de ser uma associação ainda mais produtiva e com mais benefícios para seus associados. Trabalharemos nessas metas durante o ano de 2017 e temos a certeza de que haverá ainda mais motivos para celebrar os 30 anos de SET no ano que vem”, finaliza a Presidente.

 

Post Tags: