SES anuncia que O3b mPOWER é a escolha da Microsoft para os serviços de cloud da rede Azure

Em evento mundial, a companhia luxemburguesa anunciou que seu sistema de satélite de órbita terrestre média O3b mPOWER, que começará a ser lançado em dezembro de 2021, fornecerá diversidade de rede adicional, resiliência de serviço e conectividade de gigabit à medida que cargas de trabalho mais críticas são migradas para a nuvem.

Sandro Azevedo e Ruy Pinto de SES durante a coletiva virtual/ Foto: Reprodução

Segundo Ruy Pinto, Chief Technology Officer da SES, a constelação O3b mPOWER passou de 7 para 11 satélites, duplicando a sua capacidade antes mesmo de ser lançada comercialmente. Na coletiva/evento mundial, realizada nesta terça-feira, (17/8) os executivos da Boeing mostraram diretamente desde El Segundo, Califórnia, nos Estados Unidos, como os satélites estão atualmente passando por testes e integração de sistema nas instalações da empresa, em preparação para o lançamento que será realizado em dezembro deste ano.

Ruy Pinto disse aos jornalistas brasileiros presentes na coletiva que a constelação de satélites de órbita não geoestacionária (NGSO) de próxima geração da SES, que vai operar em órbita terrestre média (MEO), é capaz de fornecer serviços de conectividade multi-gigabit para uma variedade de indústrias em todo o mundo, incluindo as de telecomunicações, as marítimas e as de aviação, bem como governos e instituições internacionais.

Em termos de soluções de vídeo, o executivo disse à reportagem que a estratégia da empresa passa por “proposições híbridas com clientes aos quais podemos prover serviços que sejam uma mistura de satélite e IP. Estamos pensando parcerias com a Microsoft para um produto que faça a orquestração e permita ter serviços que conjuguem satélite e IP. Já temos experimentações na Europa e Israel. Uma estratégia de um serviço que já não é só satélite, agora será híbrido”.

Executivos da Boeing mostraram diretamente desde El Segundo, Califórnia, nos Estados Unidos / Foto: Reprodução

Pela sua parte, Sandro Azevedo, Diretor O3b mPOWER no Brasil, afirmou que “a nova constelação ajudará a criar redes privadas”, o que ajudará a desenvolver ainda mais a cobertura de banda larga no país. “Com estes satélites podemos ter gaps e, assim, redes privadas com aplicações que possam ser usadas, por exemplo, pelo governo”. Estas redes, disse o executivo, “podem ser fundamentais para ajudar na rede de fibra terrestre”.

Parceria com a Microsoft

A Microsoft foi anunciada como o primeiro cliente provedor de nuvem a contratar seu sistema de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração – O3b mPOWER. Segundo JP Hemingway, CEO da SES Networks, a Microsoft planeja utilizar os serviços de conectividade de alto desempenho MEO para apresentar suas soluções Azure Orbital, que integram a conectividade via satélite aos serviços do Azure. A Microsoft ainda usará a atual constelação MEO da SES para já começar a fornecer conectividade, antes de migrar para o O3b mPOWER no próximo ano.

O atual sistema O3b e o novo O3b mPOWER da SES operam na órbita média, cerca de 8.000 km acima da superfície terrestre. Quando estiver totalmente operacional em 2022, a plataforma oferecerá “um aumento sem precedentes de flexibilidade e taxa de transferência para qualquer local da rede Azure no planeta”, disse a SES em comunicado.

“Utilizar o sistema de órbita terrestre média da SES aumenta o poder do Azure Orbital e nos permite oferecer mais resiliência e soluções de conectividade de satélite abrangentes para nossos clientes”, comenta William Chappell, vice-presidente da Azure Global, Microsoft. “Nossa colaboração com a SES é fundamental para cumprir nossa visão de capacidade multi-órbita habilitada para nuvem para atender às necessidades críticas do setor”.

JP Hemingway, CEO da SES Networks durante a apresentação global/Foto: reprodução

“A implantação de nosso inovador sistema O3b mPOWER pela Microsoft é mais um passo em nossa colaboração para levar serviços de nuvem do Azure, de alto desempenho e baixa latência, para clientes em todo o mundo. O O3b mPOWER apresentará novos níveis de conectividade por satélite em escala de nuvem, automação inteligente e serviços gerenciados que estendem o alcance e liberam mais recursos para os usuários de computação em nuvem”, completou Hemingway.

O primeiro lote de três satélites O3b mPOWER será lançado pela SpaceX de Cabo Canaveral, em dezembro de 2021, seguido por mais dois lançamentos em 2022. A constelação começará a fornecer serviços a partir do terceiro trimestre de 2022.

Por Fernando Moura, em São Paulo