Rock in Rio teve primeira transmissão 5G na faixa 3,5Mhz

Globo e 2Live utilizaram tecnologia da TIM para conectar o público do Multishow com o que aconteceu nas pistas da Cidade do Rock

Uma parceria tecnológica entre o Grupo Globo e a 2Live promoveu a primeira prova de fogo do 5G na faixa de 3,5MHz em um evento de grande porte. O Rock in Rio 2022, repleto de atrações internacionais e com público presencial na casa de 80 mil pessoas, foi o palco do teste. Com mochilinks LiveU LU800 operando SIM cards 5G da TIM, a Globo pôde enriquecer a cobertura dos shows, levando a emoção do público presencial pra quem está em casa. “O LU800, unidade nativa 5G, é o device ideal para um teste desse porte. E os resultados são promissores”, diz Wagner Luiz, diretor de Operações da 2Live.

Foto: Divulgação/TIM Brasil

O Rock in Rio é o segundo teste 5G em parceira com a Globo, mas o primeiro na faixa de 3,5MHz. Em abril, os testes do carnaval utilizaram frequências alternativas e permitiram a conectividade de quinta geração diretamente da Sapucaí. “Desta vez, em um festival de música de repercussão mundial, pudemos sentir o poder do 5G stand alone”, diz Fernando Wiktor, gerente de operações da Globo.

Luiz disse ainda, que com “o avanço da tecnologia deve permitir o aprimoramento das coberturas televisivas e operações de vídeo em geral, o que já deve ocorrer nas eleições de outubro”.