Brasil é eleito para Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Representante do Ministério das Comunicações (MCom) também passará a participar de comitê que trata de regulação de rádio.

Brasil seguirá no Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência do Sistema das Nações Unidas ligado ao setor de tecnologias de informações, comunicações (TICs) e telecomunicações. A eleição ocorreu durante a Conferência de Plenipotenciários da UIT, em Bucareste, na Romênia, nesta segunda-feira (3), que contou com a participação de integrantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Relações Exteriores. Além disso, o especialista em regulação de telecomunicações, Agostinho Linhares de Souza, servidor de carreira da Anatel e que atua no MCom, foi eleito para compor a Junta de Regulação de Rádio (RRB) do mesmo órgão.

Delegação brasileira que participa da Conferência de Plenipotenciários da UIT, em Bucareste, na Romênia (Foto: Divulgação)

Duas das 12 cadeiras na Junta estavam destinadas a países da América. Para uma das vagas foi eleita a canadense Chantal Beaumier. A disputa para a outra vaga ficou entre o brasileiro e o mexicano Javier Juárez Mojica – que perdeu com a diferença de um voto. Agostinho Linhares, engenheiro de telecomunicações com doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), é o primeiro brasileiro em 30 anos a assumir um assento na Junta.

O RRB é o organismo da UIT competente para aprovar as regras utilizadas no Setor de Radiocomunicações, e atua para harmonizar suas aplicações entre os Estados Membros. Adicionalmente, é a instância responsável pela coordenação entre sistemas espaciais e entre sistemas terrestres de comunicações.

Conselho da UIT

De um total de 182 países que poderiam votar, o Brasil recebeu 166 votos. O órgão é formado por 48 assentos, sendo nove reservados às Américas. Argentina, México, Bahamas, Canadá, Cuba, Estados Unidos, Paraguai e El Salvador também foram eleitos para participar do Conselho.

“O resultado reflete o reconhecimento internacional da atuação técnica e equilibrada do País na agenda internacional de conectividade e padronização de TICs”, ressaltou o secretário Nacional de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, que está presente no encontro internacional.

Fonte: MCom