Reunião extraordinária do GT de Espectro é marcado por homenagens

Na manhã de quinta-feira, 29 de outubro, aconteceu uma reunião extraordinária do Grupo de Trabalho (GT) de Espectro, o mais antigo em atividade da SET. Foram mais de 40 pessoas participando da reunião.

Além da continuidade das atividades do GT, visando sempre melhorar o cenário da radiodifusão no Brasil, a reunião foi marcada por homenagens a Tereza Mondino, consultora do GT de Espectro e diretora da TM Consultoria em Telecomunicações, e André Cintra, ex-consultor do GT de Espectro para projetos de canalizações e diretor de Rádio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

Ambos fizeram parte da equipe que criou o Grupo de Trabalho de Canalização na segunda metade dos anos 90. Após mais de 25 anos de contribuições para a SET e para a radiodifusão de TV Digital principalmente, Mondino e Cintra foram homenageados na reunião, pois irão se aposentar de suas atividades no GT de Espectro ao final de 2020.

O atual coordenador do GT, o diretor de Engenharia da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) Ivan Miranda, decidiu iniciar a reunião pelas homenagens.

“A Tereza sempre teve um grau de responsabilidade e dedicação com o trabalho do grupo (de Espectro). Durante este ano, tivemos um desafio muito grande para achar uma pessoa tão competente quanto ela para dar continuidade ao trabalho”, afirmou.

Reunião extraordinária do Grupo de Trabalho de Espectro para homenagear Tereza Mondino e André Cintra.

Francisco Peres, coordenador do GT de Compartilhamento de Infraestrutura, destacou que o trabalho de Mondino e Cintra foram determinantes para os resultados e desenvolvimento da radiodifusão brasileira.

“Hoje, quando olhamos para trás, vemos que todo o trabalho de organizar o chamado canal ônibus (canal de rede) foi exercido pela Tereza e pelo André com muita dedicação, coragem e diplomacia para contar com o apoio do Ministério, da Anatel e das emissoras. Essa atuação muito bem sucedida do André e da Tereza fez um alinhamento entre soluções de engenharia e a formalização da legislação, por meio de contribuições práticas”, ressaltou.

Miranda corrobora com a fala de Peres ao destacar “a interlocução com a Anatel e o Ministério é a mais assertiva possível e, ao longo dos anos, estamos fortalecendo esses laços e conseguimos desenvolver um trabalho com base em confiança e respeito.”

A ex-presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, disse que o trabalho dos dois foi muito bonito e importante para o país.

“A Tereza e o André nos levaram a outro patamar de conhecimento, regulamentação e legislação. O André fez esse plano maravilhoso do canal de rede, utilizado por todos hoje, enquanto a Tereza conseguiu nos assessorar na parte de regulamentação técnica e achar a melhor forma de fazê-las e implementá-las. Foram   trabalhos muito bonitos desenvolvidos pelos dois e cobriu o Brasil inteiro, permitindo o sucesso da TV Digital. Se não fossem eles, não sei o que seria da gente”, destacou.

O presidente reeleito da SET, Carlos Fini, falou do desafio em continuar os trabalhos do GT de Espectro após as saídas de Mondino e Cintra.

“Sinto-me responsável em garantir o mesmo nível de atuação do grupo. Não Será fácil. Mas vamos trabalhar para isso, pois temos obrigação de manter o legado fantástico que a Tereza e o André deixaram”, afirmou.

Fini também exaltou que “jamais vi os dois renunciarem ao rigor técnico, mesmo que isso significasse um prejuízo na atuação profissional de vocês. Então, quero ressaltar essa postura pessoal de cada um de vocês. A Tereza com sua elegância e o André com sua simplicidade e franqueza. Ambos construíram uma estrada brilhante sem abrir mão da ética. As portas da SET sempre estarão abertas para vocês!”

Fala dos Homenageados

“Gostaria de agradecer as palavras de todos! Foram anos muito felizes de convivência com vocês. O GT de Espectro está carimbado na minha existência e quero agradecer muito ao Ivan (Miranda) por ter me convencido a ficar por mais um ano. Esse ano parece que tudo saiu aos borbotões, então vou sair super realizada e satisfeita”, exaltou a agora ex-consultora do GT de Espectro, Tereza Mondino.

 

 

 

“Quando fui convidado pela Liliana para trabalhar com TV, eu fiquei na dúvida, pois nunca tinha trabalho nessa área antes. Mas foi muito legal! Como eu não era do setor, cheguei com ideias diferentes e isso foi muito bom! E vou parar, porque acho que outras pessoas devem assumir, devemos deixar o caminho para os jovens apresentarem suas ideias. Fico muito feliz em receber essa homenagem de todos”, afirmou o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra.

 

 

Mondino será substituída por Geraldo Melo, professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicação da PUC MG.

“Vou aproveitar a oportunidade e passar o bastão ao Geraldo. Fiquei muito contente em saber que ele ficará no meu lugar. Nós sempre discutimos tudo de regulamentação, ele sabe tudo de regulamentação. Tenho certeza de que ele fará um trabalho maravilhoso, estou completamente tranquila em relação a isso. Seja muito bem-vindo, Geraldo”, afirmou Mondino.

“Eu conheci a Tereza nos corredores do Ministério das Comunicações. Sempre tivemos um relacionamento muito bom e sempre conversamos sobre questões técnicas, regulatórias… então temos um histórico muito positivo. O André é uma pessoa que passei a admirar de imediato quando o conheci, é uma pessoa de uma isenção admirável e boa vontade”, iniciou Melo

Na sequência, exaltou os demais componentes do GT de Espectro e disse que vai exercer seu cargo de consultor na base do diálogo.

“O Grupo de Espectro é a soma do esforço de cada profissional. É a realidade que cada um, de qualquer região do Brasil, tem diante de si. Esse trabalho é conjunto, por isso, vou precisar muito da colaboração de cada um de vocês. Estarei aberto a qualquer reivindicação, ponto de vista, por maior que seja a divergência entre nós, pois é essa divergência que pode gerar ganhos muito grandes”, encerrou.