Projeto Norte Conectado terá cabo óptico de 1 mil km

SejaDigital está construindo um cabo óptico para a Infovia 01 que será instalado no leito de rios da região amazônica, permitindo conexão de alta velocidade para nove municípios entre Manaus (AM) e Santarém (PA).

 

Foto: Divulgação

O Programa Norte Conectado foi criado pelo Ministério das Comunicações (MCOM) com a missão de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Por meio da implantação de um backbone em fibra óptica, composto por 9 infovias, o Programa vai atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário , e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa, explica a Seja Digital, empresa responsável pela implementação da Infovia 01.

Esta Infovia, a primeira de nove, terá um cabo de “1 mil quilômetros de extensão e será composto por 48 fios de fibra óptica. Essas fibras serão capazes de transmitir uma quantidade imensa de dados por segundo. A parceria entre a Seja Digital e a indústria que está produzindo o cabo já foi pauta da imprensa internacional. Enquanto nossa equipe segue navegando pelo Amazonas para concluir os estudos sobre o leito rio, a produção do cabo segue a todo vapor para manter a previsão de entrega para setembro”.

Com mais de 1 mil quilômetros de extensão, a Infovia 01 atenderá diretamente as sedes dos municípios que aparecem no mapa / Foto: Reprodução

Neste momento, além da construção do cabo se esta realizando (Dezembro/2021 a janeiro/2023), o Licenciamento Ambiental e Autorizações, que é a análise, elaboração e submissão aos órgãos competentes dos Processos de Licenciamento Ambiental, Autorizações e Permissões para as infraestruturas subaquáticas e terrestres. Antes (Julho a dezembro/2021), foi realizado o “Estudo Hidrográfico” que buscou “mais informações em uma viagem pelo trecho do Rio Amazonas onde passará o cabo da Infovia 01. O resultado de todo esse trabalho de pesquisa é o Estudo Hidrográfico, que vai definir o melhor caminho subaquático para o cabo, bem como garantir sua segurança e vida útil. Além disso, serão identificados os locais com melhores condições para que o cabo emerja para que possa ser conectado à infraestrutura terrestre”.

Infraestrutura Subaquática, entretanto, (Dezembro/2021 a janeiro/2023), é a composto do cabo óptico subaquático, que será lançado no leito do rio e abordando cada um dos municípios através da caixa de ancoragem. Ele esta sendo construído.

Mais informações, em Seja Digital

Por Fernando Moura, em São Paulo