Progresso de cinco anos em nove meses em alguns setores

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A IABM publicou no dia 1 de fevereiro a mais nova versão do seu Mapa de Tecnologia e Tendências para Mídia e Entretenimento. Ele retrata uma ruptura radical por toda a cadeia de produção e distribuição de conteúdo –  mas também ilumina os caminhos para o futuro de empresas de M&E e desenvolvedores de tecnologia.

Quando a IABM lançou esse Mapa em 2019, ele foi amplamente aceito e adotado por empresas do setor, desde fornecedores de tecnologia a criadores de conteúdo e distribuidores, como uma ferramenta para o planejamento e para se manterem à frente das constantes mudanças tecnológicas do ambiente de M&E. Em 2020, a pandemia de coronavirus adicionou um importante componente nesse processo, e toda a indústria sentiu seus efeitos. Como resultado, no final de 2020, a equipe por trás do Mapa de Tecnologia e Tendências, liderada pelo CTO da IABM, Stan  Moote, assumiu a revisão do documento e produziu uma versão atualizada para ajudar os profissionais da indústria em seus planejamentos. A última versão do Mapa de Tecnologia e Tendências está disponível gratuitamente no aqui site da IABM, assim como um breve vídeo de apresentação de Stan Moote.

“O que vimos em 2020 foi a rápida adoção de muitas tecnologias e tendências que antes eram vistas como ainda muito avançadas e experimentais”, disse Peter White, CEO da IABM. “Isso mudou fundamentalmente a maneira de pensar em muitos segmentos ligados a conteúdo; por exemplo, a implementação de soluções na nuvem acelerou drasticamente durante 2020, levando muitas áreas da cadeia às categorias de ‘maduras’ ou ‘commodity’ muito mais rápido do que se veria em situações normais. Organizações que antes eram reticentes ao uso de nuvem para armazenagem e processamento agora são adeptas; o uso de nuvem em algumas áreas era considerado arriscado antes 2020 –  agora é considerado arriscado não usá-la”.

“A aparente busca sem fim por alta qualidade parece que ficou em segundo plano, com a ‘qualidade Covid’ se tornando a nova referência. Com as organizações lutando para produzir e entregar conteúdo às audiências, uma infinidade de tecnologias mais voltadas aos consumidores, e não a profissionais, foram utilizadas”, continua White.

Enquanto os contatos pessoais foram abalados, a indústria avançou com novas iniciativas de colaboração remota para satisfazer a crescente demanda por conteúdo de pessoas em isolamento. Muitas das saídas encontradas se mostraram soluções permanentes mesmo para o aguardado pós-pandemia. Enquanto tecnologias como o 8K foram deixadas para trás, outras áreas deram saltos que representam cinco anos em nove meses. O novo Mapa de Tecnologia e Tendências traz todas essas mudanças em um poderoso e prático guia que se prova muito útil para todos os aspectos de nossa grande indústria”, concluiu White.

“O quanto mais olhamos no detalhe, mais evidente fica o impacto das rupturas impostas pela pandemia”, disse Stan Moote. “Somente quando você vê tudo reunido em um único lugar que você entende a grande mudança de patamar que ocorreu –  e que ainda está em curso. Se você compara a versão original do Mapa de Tecnologia e Tendência –  que foi produzido há 18 meses – com essa última versão, você rapidamente vai entender a dimensão da transformação”.

Leia o artigo completo, em inglês, aqui.