Pavilhão Futures Park antecipa protótipos e novas tecnologias de mídia

Futures Park no NAB Show 2018: antecipando o futuro. Foto: NAB Show

Fonte: NAB Show Daily News / TV Tecnology

Se você está procurando um lugar no NAB Show que oferece um vislumbre da tecnologia nos bastidores, o Futures Park é para você.

Esse pavilhão semelhante a um laboratório fica dentro de uma área de exposição chamada Innovation Pipeline, no North Hall, dedicada a colocar em foco tecnologias e soluções focadas no futuro. O Futures Park é o local ideal para os participantes que procuram demonstrações de desenvolvimentos de mídia de alta tecnologia, protótipos inéditos e um vislumbre do que há de novo em organizações de pesquisa acadêmicas, governamentais e comerciais de ponta em todo o mundo.

“O Futures Park apresenta aos participantes uma visão de ponta da tecnologia de mídia, convidando pesquisadores e desenvolvedores de todo o mundo para dar uma olhada no seu trabalho atual”, disse Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach para NAB.

O pavilhão serve como um lar para as inovações que é improvável encontrar em qualquer outro lugar. Por exemplo, no estande da Korea UHD On Air, um consórcio de empresas de radiodifusão, fabricantes e pesquisadores mostrará as tecnologias que desenvolveram e usaram no lançamento da transmissão do ATSC 3 na Coreia, que começou em meados de 2017.

Outro dos expositores da mostra na vanguarda da inovação, a emissora japonesa NHK, também está presente. A emissora está mostrando suas últimas inovações em um cinema de tela de 350 polegadas com imagens HDR de 8K e som de 22,2 canais multicanais. Ele também está exibindo seu sistema de replay instantâneo de 8K em câmera lenta com imagens de 240 Hz, equipamento de transmissão 8K sobre IP com transmissão em mezanino, transmissão 4K / 8K baseada em IP e um visor de realidade virtual usando 8K.

De grande interesse no Futures Park são aqueles recursos que estão sendo discutidos como parte do recém-aprovado padrão Next Gen TV. Isso inclui serviços já em operação na Coréia, bem como aqueles planejados para o mercado americano, disse Pizzi, incluindo inserção dinâmica de anúncios, alertas avançados de emergência e serviços híbridos de transmissão / banda larga, como Ultra HD escalável.

Esta última ideia – a noção de Ultra HD escalável – envolve um transmissor transmitindo um serviço HD pelo ar, com um sinal de melhoria que eleva o serviço à qualidade UHD fornecida via banda larga, disse Pizzi.

Os tipos de inovações mostrados no Futures Park – como produção de conteúdo de TV interativa e multitelas, captura de movimento avançada, novos desenvolvimentos em ciência de cor, produção baseada em IP, abordagens padronizadas para fluxos de trabalho baseados em arquivos, conteúdo VR / AR / MR, SDR- conversão para-HDR, proteção de conteúdo, descoberta de conteúdo baseada em AI, iniciativas de “traço digital” automotivo e novos métodos de entrega de alertas públicos – oferecem uma visão do futuro dos setores de criação e distribuição de mídia.

Mais de uma dúzia de expositores estão instalados no Futures Park, incluindo organizações do setor, como a Advanced Media Workflow Association, o ATSC e o Ultra HD Forum. Outros incluem o projeto MOS2S, que mescla as contribuições das multidões com dados de sensores para construir programas AR e 360VR, e o Convergence TV Project, uma colaboração de alta tecnologia / pesquisa francesa sobre a entrega híbrida e totalmente IP de serviços avançados de TV.

Este ano, outra presença importante no parque será a UHD Alliance, um grupo de estúdios de cinema e televisão, distribuidores de conteúdo, empresas de tecnologia e fabricantes de eletrônicos. A Alliance está se unindo a uma organização do setor, o Ultra HD Forum, em um único estande pela primeira vez, para dar aos participantes uma demonstração de demonstrações que destacam o impacto do High Dynamic Range através da televisão Ultra HD.

A Aliança quer deixar claro que a transmissão é uma parte importante do ecossistema premium da UHD, seja envolvendo transmissão em 4K ou com HDR.

“Não importa qual tecnologia HDR específica você está usando na aquisição, mas sim o que você está fazendo com esse conteúdo e como ele pode ser preparado para criar uma experiência de usuário superior”, disse Michael Zink, presidente da UHD Alliance.

Além de implementar os requisitos de produção dos radiodifusores, a Aliança também vem lidando com questões de interoperabilidade no mercado para fornecer soluções potenciais para experiências aprimoradas dos usuários como parte do ecossistema UHD Premium, disse ele.