“Oppenheimer” e as consequências éticas da tecnologia

Informe do NAB Amplify afirma que filme “Oppenheimer” oferece lições sobre as “consequências não intencionais” da tecnologia.

Adrian Pennington analisa no NAB Amplify as consequências do uso da tecnologia na sociedade, a partir do painel de discussão de físicos moderado por Chuck Todd, da NBC News, onde o diretor do filme Oppenheimer, Christopher Nolan afirma que a tecnologia emergente, incluindo computação quântica, robótica, blockchain, VR e IA, são todas caixas pretas com consequências potencialmente catastróficas se não construirmos grades de proteção éticas.

Foto: Divulgação Universal

A NBC Nolan disse: “Quando falo com os principais pesquisadores no campo da IA ​​no momento, eles literalmente se referem a ela como o momento Oppenheimer. Eles estão olhando para a história para dizer, ok, quais são as responsabilidades dos cientistas que desenvolvem novas tecnologias que podem ter consequências não intencionais?”.

W afirma: “Não estou dizendo que a história de Oppenheimer oferece respostas fáceis para essas perguntas, mas pelo menos pode servir como um alerta.”

Veja a matéria e a entrevista em vídeo, clicando aqui.