NVidia anuncia lançamento do Omniverse com novos conectores e ferramentas USD

Desenvolvedora revela novas funcionalidades da sua plataforma Omniverse com destaque para o Avatar Cloud Engine; DeepSearch, mecanismo de Pesquisa 3D de IA; Upgrade da IA do NeuralVDB para dados de volume esparso; conexão com o NVidia Modulus para digital twins científicos.

Empresa apresentou globalmente, em encontro online “NVidia – Rev Lebaredian (VP de Omniverse e tecnologia de simulação), Sanja Fidler (VP de AI Research)”, os seus desenvolvimentos com assistentes virtuais e humanos digitais prontos para arrasar no teste de Turing com o novo NVidia Omniverse Avatar Cloud Engine (ACE), um pacote de modelos e serviços de Inteligência Artificial (IA) nativos do cloud.

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVidia para América Latina, disse em coletiva de imprensa a jornalistas brasileiros, que “desde seu lançamento, o Omniverse se tornou um sucesso e buscamos meios de sempre aprimorá-lo. Com essas novidades, os setores podem explorar ainda mais seus frameworks, tornando o trabalho de qualidade e mais próximo do esperado”.

Coletiva de apresentação a jornalistas brasileiros / Foto: Reprodução

Aguiar afirmou que o futuro passa por redes neurais, redes que ajudarão a desenvolver soluções de inteligência artificial (IA). Segundo o executivo, hoje é possível conectar o NVidia AI e o Omniverse, os digital Twins  (Técnica de reprodução com cenários virtuais que simulam situações reais com interação de maneira quase real com os seus produtos) com “redes neurais nas quais estamos inseridos, trabalhamos AI e Omniverse com empresas, arquitetos, designers, as telcos com redirecionamento da redes 5G/6G, industrias – grandes montadoras, cidades inteligente e as Scientific Digital Twins (com simulações de convivência para mundo onde vivemos, saindo dos jogos e entrando em diversos mercados)”.

Ao trazer esses modelos e serviços para o cloud, explicou Aguiar, o ACE permite que empresas de qualquer tamanho acessem instantaneamente a enorme potência computacional necessária para criar e implantar assistentes e avatares que entendem vários idiomas, respondem a sugestões de fala, interagem com o ambiente e fazem recomendações inteligentes, já que a solução combina as  tecnologias mais sofisticadas da companhia, “permitindo que os desenvolvedores criem assistentes e avatares que estão a caminho para passar no teste de Turing, a avaliação definitiva sobre a IA demonstrar um comportamento indistinguível de um humano”.

Avatares

Outro dos destaques do ecossistema criado pelo Omniverse é o desenvolvimento de avatares quase reais, novas redes neurais com módulos, conexões com as principais ferramentas de desenvolvimento que “falam com as principais plataformas de computação gráfica”, explicou Aguiar.

As técnicas com avatares funcionarão no Brasil, em conjunto com redes neurais que estão sendo desenvolvidas, em português o que vai ser importante, disse,”para que os artistas possam criar um bom produto final, com mudança na expressão facial e análise sentimento”.

Duas aplicações criadas com base no ACE incluem o Projeto Maxine da NVIDIA e o Projeto Tokkio. O ProjetoMaxine oferece recursos de vídeo e áudio de última geração às aplicações de colaboração virtual e de criação de conteúdo. O Projeto Tokkio permite que os avatares vejam, percebam, conversem de forma inteligente e forneçam recomendações em tempo real para aprimorar o atendimento ao cliente em lugares como restaurantes.

Recursos USD de código aberto e líderes apoiando a USD

A NVidia está lançando uma coleção de recursos gratuitos para acelerar a adoção da USD, incluindo milhares de elementos artísticos USD desenvolvidos especificamente para abrir a criação de mundos virtuais para usuários sem experiência em 3D. A empresa também está fornecendo centenas de tutoriais ondemand, documentação e ferramentas de desenvolvedor para ajudar a espalhar a aprendizagem em USD.

“A USD é uma base do pipeline da Pixar, e está vendo o crescimento rápido desse impulso como um framework de código aberto não apenas em efeitos visuais e animação, mas agora em aplicações industriais, de design e científicas”, afirma Steve May, diretor de tecnologia na Pixar Animation Studios. “As contribuições da NVIDIA para ajudar a desenvolver a USD como a base aberta de plataformas 3D totalmente interoperáveis serão uma grande vantagem em todos os setores.”

Por Fernando Moura, em São Paulo