Nova etapa do encerramento das transmissões analógicas começa amanhã

Anatel

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) decidiu nesta terça-feira, 4/12, propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o desligamento do sinal analógico em cerca de 80 municípios das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Grupo decidiu estender os prazos onde ainda não foi atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital; com isso, a população terá mais tempo para se preparar para a transição.

Segundo o presidente do Gired, Leonardo de Morais, a análise da curva de tendência dos municípios que ainda não atingiram a condição para o desligamento permite concluir que o percentual necessário poderá ser alcançado em poucos dias. O Gired toma suas decisões com base nos resultados da pesquisa Ibope Inteligência.

Confira, abaixo, os prazos para desligamento estabelecidos pelo Gired para cada agrupamento de municípios:

  • Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA), Uberaba (MG) e Vitória da Conquista (BA): desligamento no dia 5/12;
  • Blumenau (SC), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS), Uberlândia (MG), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC) e Juiz de Fora (MG): desligamento inicia-se em5/12 e termina 17/12; e
  • Dourados (MS), Governador Valadares (MG), Mossoró (RN), Marabá (PA), Parnaíba (PI) e Petrolina (PE): o desligamento inicia-se em 5/12 e termina em 09/01/2019.

A lista completa das localidades afetadas (municípios) está no Anexo III da Portaria 7432/2017 do MCTIC.

Os beneficiários de programas sociais do governo têm direito ao recebimento gratuito de um kit com conversor e antena. A retirada do kit deve ser agendada pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147. De acordo com Antonio Marteleto, presidente da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), nos 19 agrupamentos que passarão pelo desligamento das transmissões analógicas amanhã, já foram entregues 867 mil kits.