NAB 2024: Fórum SBTVD realizará testes de transmissão ao vivo da TV 3.0 durante Paris 2024

A demonstração do MPEG-5 LCEVC será realizada durante a próxima NAB 2024 ,que se realizada de 14 a 17 de abril, em Las Vegas.

Com base no sucesso dos testes realizados durante a Copa do Mundo Qatar 2022, o Fórum SBTVD e as principais emissoras brasileiras trabalham com parceiros de mídia da indústria para impulsionar o crescimento do ecossistema tecnológico que abre caminho para a implantação da TV 3.0 no Brasil em 2025. As empresas participantes afirmam em comunicado que os testes incluirão todas as tecnologias-chave selecionadas para o padrão e a camada física recém definida para transmitir ao vivo os Jogos Olímpicos Paris 2024, que ocorrerão em julho deste ano.

Em comunicado da V-Nova, uma das empresas que participa dos teste, a empresa afirma que “o principal objetivo dos testes é demonstrar a prontidão de todos os componentes necessários para dar suporte à especificação, comprovando a interoperabilidade e apresentando os avanços significativos na qualidade do serviço que o padrão trará aos consumidores. Os testes são um marco significativo na transmissão digital terrestre, representando a primeira vez que as mais avançadas tecnologias de áudio e vídeo são usadas para fornecer um serviço ao consumidor no mundo. As principais tecnologias que dão suporte a essa evolução histórica da televisão brasileira incluem VVC (Versatile Video Coding) e MPEG-5 LCEVC (Low Complexity Enhancement Video Coding) para proporcionar uma experiência de vídeo da mais alta qualidade, e áudio MPEG-H para áudio imersivo”.

Durante a NAB 2024, além dos mencionados estandes (W3454 e W3455), haverá uma apresentação de Fabio Murra no domingo, dia 14, às 14h30, no Connect Zone Tech Chat Theater.