MWC 2024: Juscelino Filho anuncia que vai apresentar até junho projeto de lei para taxar big techs

Representando o governo brasileiro no maior evento mundial de conectividade, o ministro das Comunicações disse que está trabalhando na proposta para ser apresentada ao presidente Lula e levada ao Congresso Nacional. O Projeto prevê que com esta taxação se financie a inclusão digital.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou durante o Mobile World Congress (MWC) 2024, que se realizou em Barcelona, que pretende apresentar até junho um projeto de lei com a proposta de taxação de grandes plataformas de internet para financiar ações de inclusão digital no Brasil.

Juscelino Filho participou do MWC 2024 / Foto: Kayo Sousa-MCom

“Vamos trabalhar para encaminhar o projeto de lei para o Congresso até o fim do primeiro semestre. É o momento das gigantes da tecnologia serem chamadas a contribuir de forma mais efetiva com a ampliação da conectividade. É um dever social dessas empresas. Com a união de esforços e a participação das big techs, temos uma oportunidade única de revolucionar a inclusão digital no mundo como um todo e levar internet aos mais pobres, às comunidades ainda sem conexão e diminuir as desigualdades sociais”, disse Juscelino.

A proposta está em estudo pelo Ministério das Comunicações e será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para poder ser encaminhada ao Congresso Nacional. “Precisamos avançar com esse tema no Brasil e defendo que os recursos arrecadados sejam revertidos para a expansão e melhoria da rede de telecomunicações e programas que visem a inclusão digital”, afirmou.

O ministro explica que as big techs são responsáveis por um uso massivo da infraestrutura de telecomunicações do país, mas sem dar a contrapartida necessária, e defende o engajamento dessas empresas no tema, pois elas também serão beneficiadas com a expansão das redes no Brasil.

Segundo o ministro, a proposta será elaborada após o diálogo com as diversas partes envolvidas no tema. “É preciso envolver todos para construir uma proposta democrática e que atenda aos interesses da população para levar internet onde ainda não tem e incluir digitalmente mais os brasileiros e brasileiras, em especial, os mais pobres”, afirmou.

Além disso, Juscelino defende que o assunto seja debatido separadamente da proposta de responsabilização por conteúdos que propagam desinformação, cujo texto está em discussão no Congresso Nacional. Dessa forma, acredita que o tema seja melhor recebido e compreendido pelos envolvidos.

O ministro representou o governo brasileiro no MWC 2024 onde teve reuniões com executivos de grandes empresas do setor, como Google e Amazon, além de fabricantes – como Ericsson, Huawei, Starlink, Hispasat, Juganu, Hughes e Nokia – e operadoras – Telecom Italia.

– Com MCom