Música alterada por IA

Especialistas afirmam que pode melhorar a experiência de audição dos usuários

A Inteligência Artificial (IA) não pode substituir a criatividade humana na hora de criar música do zero, mas com certeza pode oferecer uma experiência única ao ouvinte, afirma matéria da Lifewire.com.

Segundo apurado por Mayank Sharma, é isso que os especialistas sugerem que a Apple estaria esperando com sua recente aquisição de uma startup sediada no Reino Unido chamada AI Music. A empresa estava trabalhando no uso de IA para mudar músicas, essencialmente gerando músicas únicas. Especialistas em IA acreditam que a aquisição coloca a Apple em posição de ultrapassar os limites da música gerada por IA.

Isso, porque segundo Sharma, a AI Music estava trabalhando em algo que eles chamavam de “Infinite Music Engine” para alterar automaticamente as músicas com base em certas condições. “Em uma entrevista de 2017, o CEO da AI Music, Siavash Mahdavi, descreveu seu mecanismo usando a IA para adaptar faixas existentes em vez de criar música. Mahdavi disse que a startup estava treinando a IA para encontrar novas maneiras de os ouvintes consumirem a música existente, encontrando padrões para as faixas se adaptarem a diferentes condições, algo que ele chamou de “mudança de forma da música”.

Se quer saber mais, leia a matéria completa aqui