Ministro das Comunicações participa da almoço com radiodifusores durante a NAB 2023

Juscelino Filho se reúne com radiodifusores brasileiros durante o NAB Show 2023. Ministro das Comunicações também discutiu a TV 3.0 com o CEO do evento, Curtis LeGeyt.

 

Foto: Natália Borges/MCom

“Estamos aqui buscando conhecimento para ofertar um serviço cada vez melhor para a população brasileira”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em reunião com radiodifusores brasileiros durante o NAB Show 2023, nos Estados Unidos. O evento ocorreu nesta segunda-feira (17) e foi promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

O ministro evidenciou a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, e deu um passo para o desenvolvimento da TV 3.0. Nos primeiros 100 dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicado um decreto que propõe a criação de um Grupo de Trabalho, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), responsável pelos estudos que apoiarão na regulamentação e implementação da tecnologia. “Assim como a TV Digital no Brasil foi um sucesso para o mundo, com a TV 3.0 também seremos”, acrescentou Juscelino Filho.

Sobre a legislação brasileira referente ao setor de radiodifusão, o ministro destacou que o MCom fez entregas importantes nos últimos dias, como as portarias que consolidam todas as normativas ministeriais do setor. “Em breve, estaremos lançando novas portarias para construir um ambiente cada vez melhor para esse setor tão importante para o nosso país”, disse.

A simetria regulatória entre as organizações jornalísticas, em especial do setor de radiodifusão, e as grandes empresas de tecnologia, também foi um tema abordado pelo ministro durante evento da Abert. “Estamos falando sobre esse assunto desde o início da nossa gestão, ouvindo todos do setor de radiodifusão. Não tenho dúvida de que a radiodifusão sempre foi, é, e vai continuar sendo um meio forte para levar informações com credibilidade e de forma confiável para as pessoas”, explicou.

Abertura oficial da NAB e reunião com Presidente da NAB

Na manhã desta segunda-feira (17), o ministro participou ainda da abertura oficial do evento. Além disso, o ministro conheceu de perto tecnologias imersivas que estão sendo disponibilizadas por diferentes empresas na Feira.

Entre as agendas durante a NAB Show 2023, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho se reuniu com o CEO da entidade, Curtis LeGeyt. Dentre os assuntos debatidos em reunião com representantes do MCom e do parlamento brasileiro, estava a TV 3.0. De acordo com o ministro, “o Brasil está em nova fase da TV Digital que, em breve, terá um salto significativo de qualidade para a televisão brasileira”.

Curtis LeGeyt explicou ao ministro que nos Estados Unidos a transição para TV 3.0 é voluntária, sem uma decisão governamental em prol de um padrão específico, mas entende que o governo tem um forte papel no incentivo aos operadores privados para implementação do novo padrão tecnológico. Segundo ele, mais de 60% população já está coberta pela tecnologia.