MCom libera televisão com sinal digital para três cidades de Minas Gerais e uma do Pará

Quase 360 mil moradores de Pará de Minas, Ipatinga e Araçuiá contarão com transmissões em alta definição. Também autorizou novo canal de TV Digital para Breves, no Pará com mais de 100 mil habitantes.

Foto: Fernando Moura

O Ministério das Comunicações concedeu a liberação do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em tecnologia digital em três municípios do estado de Minas Gerais, e concedeu a autorização para execução do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), em qualidade digital, para os paraenses do município de Breves.

Para o ministro das Comunicações Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço de TV Digital para todas as localidades do país. “Desde as grandes cidades até os pequenos povoados, nossa missão é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a uma transmissão de qualidade”, reiterou.

Segundo o IBGE, ao todo serão contemplados 359,1 mil habitantes dos municípios de Pará de Minas, Ipatinga e Araçuiá, onde a população terá acesso à TV com qualidade digital.

“A consignação de retransmissores de TV digital pelo país é de suma importância para levar uma maior qualidade de imagem e som para a população brasileira na televisão”, afirmou Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.

Para fins de execução do serviço, deverão ser observados os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Anatel e solicitação do licenciamento da estação, conforme previsto no art. 516 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023.

Breves, no Pará

O objetivo do MCom é oferecer mais acesso a mais 106,9 mil moradores beneficiados. Para garantir a execução eficaz do serviço, é necessário seguir os prazos estipulados para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação, conforme estabelecido na Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023.

“A consignação de canais de TV digital é de suma importância para a modernização desse serviço no país, proporcionando maior qualidade de som e imagem para a população brasileira. O Ministério das Comunicações tem trabalhado incessantemente para acelerar a digitalização da televisão, sem perder de vista a necessidade de garantir o serviço à sociedade, tanto assim que prorrogou o desligamento do sinal analógico para 2025 nas localidades que apresentavam baixo índice de digitalização”, afirmou o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch.

  • Com MCom